Saúde

Tocofobia Medo de Gravidez – Sintomas

Tocofobia Medo de Gravidez de forma extrema que chega a ser irracional. Enquanto a maioria das mulheres sonha em ficar grávida quem tem esta fobia não consegue nem imaginar. Elas podem entrar em pânico apenas em ouvir as outras mulheres comentando sobre a gravidez.

Tocofobia Medo de Gravidez - Sintomas

Sintomas da Tocofobia Medo de Gravidez

A tocofobia acomete aproximadamente 14% das mulheres do mundo. Ela foi formalmente reconhecida em janeiro de 2000, quando o British Journal of Psychiatry o Periódico Britânico de Psiquiatria da Universidade de Cambridge, publicou um estudo relatando 26 casos do transtorno. Este foi o primeiro estudo a classificar a fobia na literatura médica. A tocofobia é classificada em dois níveis, um que envolve o medo de estar grávida, e o outro que envolve a angústia pelo processo de gestação, o parto e toda a mudança de vida que vem acontece após o nascimento do bebê.  Algumas vezes, pode ser desencadeado apenas pelo fato de tocar no assunto ou ver outra mulher grávida. Torna-se um problema mais sério quando a mulher namora ou se casa e passa a ter um cuidado excessivo com métodos contraceptivos. Agir desta maneira com certeza traz problemas futuros para a relação.

Tocofobia Medo de Gravidez - Sintomas

Tocofobia primária: Este grau da fobia é mais comum em mulheres que nunca tiveram filhos. Pode se desenvolver por varias razões. Pode ser uma má experiência com suas mães, abuso sexual ou mesmo falta de informação e conversa sobre o tema.

Tocofobia secundária: Esta pode acontecer mesmo depois de ter um ou mais filhos. Principalmente se a mulher passou por algum trauma relacionado à gravidez, depressão pós-parto ou à perda de um filho.

Assim como outras fobias, esta é reconhecida pela psiquiatria, portanto, consultar um profissional especializado é o mais importante. Há mulheres que não se incomodam com este medo, pois não é algo que atrapalha suas vidas, nem que se manifesta constantemente. Entretanto outras que gostariam de ter filhos, apenas não suportam pensar na forma biológica de tê-los. Para estas mulheres é importante a busca de ajuda médica o mais rápido possível.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Mesmo depois de ter um ou mais filhos, é possível que a esta fobia se desenvolva ! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.