Saúde

Teste Para AIDS em Farmácia – Regras Aprovada  Pela ANVISA

Teste para AIDS em farmácia mais um aliado para combater o HIV é o que promete a nova RDC da ANVISA permitindo o registro de auto testes no Brasil. Estes auto testes poderão ser usados por leigos para fazer a triagem do vírus HIV. Desta forma o Brasil passa a ser um dos poucos no mundo que usa esta estratégia para ajudar no acesso ao diagnostico e controlar de forma mais ampliada a infecção no país.

Teste Para AIDS

Teste Para AIDS em Farmácia Regras Aprovadas Pela ANVISA

A solicitação havia sido feita pelo Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde que pediu o apoio da ANVISA para regulamentar a comercialização de auto testes de HIV em farmácias, drogarias, postos de medicamentos, serviços de saúde e programas de saúde pública. Um dos principais objetivos do novo regulamento técnico é diminuir a transmissão do vírus e consequentemente os novos casos. As novas regras exigem que os produtos tenham informações claras indicando seu uso seguro e eficiente, incluindo ilustrações através de fotografias, desenhos ou diagramas informando como obter, executar e ler o resultado do teste.

Teste Para AIDS  usar

A norma ainda deixa claro que a responsabilidade é dos produtores quanto ao esclarecimento sobre a janela imunológica humana, ou seja, o intervalo de tempo entre ser infectado pelo vírus e a produção de anticorpos no sangue. Também são suas responsabilidades todos os esclarecimentos sobre quais as atitudes devam ser tomadas após o resultado do teste. É importante deixar claro que este teste visa dar uma resposta rápida ao individuo e que se trata apenas de um teste de triagem e seja qual for o resultado negativo ou positivo ele deve ser confirmado através de um serviço de saúde especializado e com testes em laboratório.  As normas ainda determina que o auto teste não deve ser usado de maneira nenhuma na seleção de doares em serviços de coleta de sangue.  A ANVISA ainda estabelece que os produtores deixem disponível um canal de comunicação telefônico dando suporte aos usuários por vinte e quatro horas, durante sete dias da semana e na embalagem indicação do serviço Disque Saúde do Ministério da Saúde o 136.

Teste Para AIDS fazer

Para consolidar a RDC, a ANVISA estabeleceu, para os produtores, algumas prioridades, como a disponibilização de um canal de comunicação telefônico de suporte ao usuário 24 horas, durante os sete dias da semana, e uma embalagem contendo indicação do serviço Disque Saúde do Ministério da Saúde (136). O Ministério da Saúde acredita que aproximadamente cento e quarenta e três mil brasileiros não sabe que são portadores do vírus HIV e por isso o governo brasileiro tem usado de várias estratégias para que estas pessoas tenham acesso ao diagnóstico. Através do conhecimento do real estado de saúde é possível melhorar a qualidade das pessoas diagnosticadas e reduzir a transmissão do vírus.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Liberado o teste em farmácia para o vírus da AIDS! Proteja-se sempre use camisinha! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.