Saúde

Terceira Idade – Exercício, Alongamento e Força Muscular

Terceira idade exercícios porque  quanto o tempo passa e se atinge os sessenta anos  se esquece de fazer exercício por falta de motivação ou até por receito de que o corpo não aguente a carga de exercícios. Aos sessenta e cindo anos o homem tanto quanto a mulher começam a ter alterações em seus corpos que os deixa com uma sensação mais dolorida e sente uma maior rigidez muscular e claro mais cansaço que os jovens. É bom saber que existem exercício apropriados para esta faixa etária e é muito importante fazer alguma atividade física porque isto traz uma melhora significativa para sua saúde e melhora muito a qualidade de vida.

Terceira-idade-capa

Alongamento Para a Terceira Idade.

Exercício de alongamento para a terceira idade é importante para manter seu bem estar físico e emocional e devem ser realizados com todo cuido para que não sofram qualquer tipo de lesão. Praticando com regularidade os exercício de alongamento faz com que aumente a flexibilidade das articulações e dos músculos e ainda ajuda a melhoria da circulação sanguínea e desta forma até as atividade diária como cozinha e limpar se tornam mais fáceis.

Abaixo compartilhamos três exercícios bem simples de alongamento que podem ser feito em casa:

Deite com a barriga para cima e dobre uma das pernas, segure em cima do seu joelho, mas tenha cuidado para não forçar sua articulação. Fique nesta posição por aproximadamente trinta segundos de forma a não forçar a articulação. Respire profundamente e repita o mesmo exercício com a outra perna.

Terceira-dade

Sente-se e junte suas pernas na frente do corpo, estique seus braços para frente e tente encostar suas mãos nos pés. Fique nesta posição por ao menos trinta segundos.

Terceira-dade-exerc

Agora fique em pé e incline seu corpo para o lado fique nesta posição por trinta segundos e após este tempo vire para ou outro lado e fique mais trinta segundos.

Terceira-dade-exercicio

Estes exercícios aqui demonstrados podem ser feitos a qualquer hora e em qualquer lugar, mas lembre-se que os limites do seu corpo devem ser respeitado para que não ocorra nenhum tipo de lesão no seus músculos ou nas suas articulações.

A regularidade com que estes exercícios de alongamento são feitos também é importante para alcançar seus benefícios e, por isso, é recomendado fazer os exercícios, no mínimo, 3 vezes por semana.

Exercícios Para Força Muscular Terceira Idade

Exercício muscular para Terceira idade que podem ser feitos em casa e que trazem muito beneficio aumentando a força muscular e ajudam a manter a densidade óssea melhorando o equilíbrio, a coordenação e mobilidade, reduzindo o risco de queda e ajudando a manter certa independência na hora de fazer suas atividades do dia a dia. Entretanto, é importante ressaltar a necessidade de que verifique junto ao seu médico se a realização destes exercícios esta liberada e também faça sempre o alongamento antes e depois dos exercícios para aquecer o corpo e evitar o surgimento de lesões.

Terceira-idade-solo

Com os pés mais ou menos na largura dos ombros, estenda os braços para frente e dobre suavemente seus joelhos, jogue o quadril para baixo e empurre o bumbum para trás, mais ou menos como se fosse sentar em uma cadeira e mantenha suas costas eretas. Volte à posição inicial e faça o exercício por dez vezes. Ao fazer este exercício note que seus joelhos nunca devem ficar a frente dos pés e é por isso que deve empurrar seu bumbum o máximo que puder para trás.

Terceira-dade-exerc

Sente-se em uma cadeira sem braços ou sobre uma bola, segure um  haltere em cada mão, levante os pesos suavemente em direção aos seus ombros, e mantenha os braços e cotovelos todo tempo perto do corpo. Volte lentamente a posição do inicio. Repita este exercício por dez vezes.

Terceira-dade-exerciciomuscular

Sentado em uma bola ou cadeira sem braços, segurar um haltere em cada mão e levantar os pesos até ficarem ao nível dos ombros. A seguir, empurrar lentamente os halteres para cima da cabeça até os braços ficarem totalmente esticados e voltar lentamente à posição inicial. Repetir 10 vezes.  

 

Terceira-idade-halteres

Apoiado em uma cadeira de pé levante calmamente uma das pernas, não ultrapasse a altura do seu quadril. Repita este exercício dez vezes alternando as pernas.

Terceira-dade-exercadeira

Use um step ou um degrau  e coloque um de seus pés levante a outra perna calmamente sobre o step ou o degrau. Em seguida abaixe lentamente a perna de volta para o chão, Repita ete exercício dez vezes com cada perna.

Terceira-dade-exercumdois

Estes exercício são ideais para serem feitos três vezes por semana mas se o idoso começar a sentir dor ou desconforto durante os exercícios deve parar imediatamente e procure um profissional.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos traser sempre o melhor para você. Gostou da matéria?  Terceira idade e exercício sinônimo de saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.