Entretenimento

Técnicas de Expressões Faciais Mangá – Como Desenhar

manga-tecnicaO mangá é um estilo de quadrinhos, original do Japão. O mangá não se caracteriza apenas por ser revistas de quadrinhos, mas principalmente por ter um estilo único, diferente dos quadrinhos dos outros países. Além do mangá ser feito para que se leia detrás para frente, os desenhos são feitos com uma técnica diferenciada.
É muito perceptível as técnicas usadas para desenhar os personagens das histórias japonesas, afinal eles sempre possuem traços muito característicos, como olhos grandes, expressões caricatas, feições delicadas.
No Japão essas revistas em quadrinhos são feitas não apenas visando o público infanto-juvenil, pois muitos adultos também são consumidores das revistas. Devido a isso, as revistas e histórias japonesas são feitas de acordo com faixa etária, ou seja, algumas histórias são desenvolvidas para crianças e adolescentes, outras são voltadas para o público adulto, e etc.
Muitos mangás, quando fazem sucesso, têm suas histórias adaptadas para animação. A técnica para desenhar os personagens das animações japonesas (que são chamadas anime) são as mesmas do mangá, com a diferença que muitas vezes no mangá os personagens não são coloridos, e no anime eles são animados.
Existem algumas técnicas desenvolvidas para desenhar mangá, pois é necessário respeitar o formato do rosto, os traços, os formatos dos olhos e etc. As expressões faciais desse tipo de desenho também são muito características, pois os personagens sempre possuem as expressões bem acentuadas, para realmente passar para o leitor os sentimentos.

Como Desenhar Técnicas de Expressões Faciais Mangá

Cada expressão tem algo que precisa ser destacado, seja os olhos, o sorriso, as sobrancelhas, ou qualquer outra característica. Primeiro, veja pelas imagens como desenhar um rosto de personagem no estilo mangá.

como-desenhar-manga-rostocomo-desenhar-manga-faceolhos-manga

 

Veja algumas expressões e o que deve ser destacado.

Sem Expressão: um rosto sem expressão não aparenta nenhuma característica física ou expressoesacentuada. Basta desenhar normalmente os olhos e a boca é desenhada apenas como uma linha reta.

Gargalhando: Quando maior a gargalhada, maior a expressão facial. Para desenhar uma gargalhada, é necessário desenhar a boca bem aberta e os olhos fechados, transmitindo realmente a ideia do riso.

Rindo: O riso não é tão exagerado quanto à gargalhada. Para desenhar você deve cerrar um pouco os olhos e abrir um pouco a boca.

Sorrindo: Quando a pessoa sorri, os músculos faciais ficam mais relaxados, e os olhos, sobrancelhas e boca ficam com linhas curvadas. Para desenhar é necessário transmitir esses conceitos ao personagem, deixando levemente com os olhos serrados e a boca curvada em um sorriso.

Chateado: Quando a pessoa fica chateada, a expressão é contrária ao sorriso. Enquanto o sorriso os músculos relaxam, quando a expressão é de chateação, eles se concentram no centro da face.

Bravo: Depende muito da intensidade dessa emoção. No caso da raiva podem surgir rugas na testa, sobrancelhas franzidas e expressão mais violenta.

Furioso: A expressão de furioso é bem parecida com o Bravo, porém as expressões são ainda mais acentuadas. A boca se abre mais, as sobrancelhas são mais franzidas e os olhos se erguem um pouco.

Chorando: As pálpebras são puxadas pelos músculos da sobrancelha, os olhos ficam mais fechados, e lágrimas escorrem discretamente pelo rosto. Já quando a intenção é mostrar o personagem chorando alto, o desenho é feito com a boca bem aberta, os olhos fechados e lágrimas mais destacadas.

Triste: Quando o personagem demonstra essa emoção, as sobrancelhas se arqueiam ao contrário e a boca é desenhada em curva, mas ao contrário da expressão sorrindo.

Aflito: O desenho é bem semelhante ao da tristeza, porém os traços não são tão marcados.

Surpreso: Os olhos e a boca do personagem se arregalam, e você pode desenhar um suor na testa, deixando a expressão ainda mais real.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • desenhos mangá tristes
  • desenhos de olhos tristes

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.