Diversos

Técnica Pomodoro Gerenciamento de Tempo – Como Funciona

Técnica Pomodoro Gerenciamento de Tempo  um método criado no A técnica foi final dos anos 80 por Francesco Cirillo que tinha a preocupação de aumentar sua produtividade nos estudos.

Técnica Pomodoro Gerenciamento de Tempo – Como Funciona

Como Funciona Técnica Pomodoro Gerenciamento de Tempo

A Técnica Pomodoro é feita de maneira que se consiga trabalhar por blocos de tempo que receberão o nome de pomodoro. Cada pomodoro tem 25 minutos, durante os quais se devem trabalhar em uma única tarefa sem que seja interrompido. No fim de cada pomodoro deve-se fazer uma pausa de cinco minutos. A cada quatro pomodori que é o plural de pomodoro é necessário que se faça uma pausa de trinta minutos.

Compartilhamos abaixo alguns dos objetivos da técnica Pomodoro:

– Aumentar a concentração;

– Aumentar a produtividade;

– Diminuir as interrupções;

– Aprender quanto tempo se demora em cada tarefa;

– Aliviar a ansiedade.

Para aplicar a técnica Pomodoro é necessário começar o dia de trabalho ou estudo criando uma lista de tarefas que se deseja executar durante o dia. A lista deve ser dividida em duas seções as tarefas planejadas e as tarefas não planejadas. Escolha uma tarefa e cronometre 1 pomodoro, ou seja, 25 minutos e comece o trabalho. Ao terminar o pomodoro coloque um  ‘X’ ao lado da tarefa e faça uma pausa de cinco minutos. Faça o ‘X’ e a pausa mesmo se você ainda não tiver terminado a tarefa. Deixe para continuar trabalhando nela no próximo pomodoro. Ao terminar a tarefa basta risca-la da lista

Técnica Pomodoro Gerenciamento de Tempo – Como Funciona

Não se esqueça de que a cada 4 pomodori deve-se fazer uma pausa de trinta minutos ao invés de 5. Uma das regras mais importantes da Técnica Pomodoro é que se tente evitar e gerenciar as interrupções que acontecem durante os pomodori. Existem dois tipos de interrupções as internas e externas. Internas são causadas pela própria pessoa, um exemplo, lembrar-se de telefonar par alguém, horário de tomar um remédio, etc.

Técnica Pomodoro Gerenciamento de Tempo – Como Funciona

Estas interrupções internas devem ser deixadas para depois ao menos que sejam urgentes. Quando houver uma interrupção interna, deve-se anotar a tarefa relacionada na seção de tarefas “Não Planejadas” e marcar um apóstrofo ao lado da tarefa atual. Os apóstrofos servem para medir quantas vezes houve distração durante a tarefa. As interrupções externas são todas aquelas que partem do ambiente como, por exemplo, um colega pede uma informação, o telefone toca, etc. Todas as interrupções externas também devem ser deixadas para depois, a não ser que seja de extrema urgência. Sempre que acontecer uma interrupção externa deve-se anotar a tarefa relacionada na seção de tarefas “Não Planejadas” e marcar um hífen ao lado da tarefa atual. Os hífens servem para medir quantas vezes você foi interrompido durante a tarefa.

Técnica Pomodoro Gerenciamento de Tempo – Como Funciona

Segundo o criador da técnica Pomodoro, Francesco Cirillo, a maioria das interrupções podem ser deixadas para depois porque dificilmente algum acontecimento é tão urgente que não pode esperar um pomodoro terminar. Todas as tarefas não planejadas devem ser executadas seguindo o mesmo sistema das tarefas planejadas.

Abaixo compartilhamos algumas regras da Técnica do Pomodoro:

– Apenas uma tarefa deve ser realizada em cada pomodoro.

– Um pomodoro não deve ter menos de 25 minutos. Se terminar antes, deve revisar a tarefa até o final do pomodoro.

– Um pomodoro não deve ter mais de 25 minutos. Mesmo que você sinta que faltam apenas alguns minutos para o término da tarefa, ainda assim deve realizar a pausa e terminar a tarefa no próximo pomodoro;

– Um pomodoro interrompido deve ser anulado, independente do momento em que foi interrompido;

Depois de alguns dias utilizando a técnica pomodoro já poderá obter algumas informações para melhorar seu desempenho como, por exemplo, aprender quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa, entender o que causa sua distração varias vezes e quais tipos de interrupções acontecem durante seu trabalho.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Uma boa técnica para gerenciar o tempo de trabalho e poder se organizar melhor! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.