Saúde

Surdez Súbita – Causas e Sintomas

Surdez Súbita é  uma perda auditiva repentina que pode afetar um ou os dois ouvidos. Um caso de perda auditiva de forma repentina é considerado surdez súbita quando é superior a 30 dB (decibéis) em três frequências contínuas e acontece em um período de menos de três dias.

Surdez Súbita – Causas e Sintomas

Causas da Surdez Súbita

Acredita-se que em 70% dos casos ela venha acompanhada por zumbido e em 30% por tonturas. Geralmente ela é unilateral, e pode acontecer de maneira  semelhante tanto para homens e mulheres e na maioria das vezes em pacientes com idade entre 40 e 60 anos.  Ela esta pode estar relacionada com o desenvolvimento de uma infecção no ouvido devido a uma gripe, por exemplo. E por isso, normalmente não é definitiva.

Surdez Súbita – Causas e Sintomas

Compartilhamos abaixo algumas causas possíveis da surdez súbita:

-Doenças virais, como caxumba, sarampo ou catapora;

-Pancadas na cabeça, mesmo que não afetem diretamente o ouvido;

-Uso de remédios anti-inflamatórios ou antibióticos;

-Doença auto-imune, como HIV ou lúpus;

-Problemas do ouvido interno, como doença de Ménière.

Estas causas geram inflamação das estruturas do ouvido. Justamente por isso, que a audição é afetada, pelo menos até que a inflamação desapareça. É  raro que a surdez se torne definitiva, voltando a melhorar após alguns dias de tratamento com anti-inflamatórios. Este tipo de surdez também pode aparecer devido a traumas diretos no ouvido, como ouvir música muito alta, usar cotonete de forma incorreta ou colocar objetos no canal auditivo, por exemplo. Fazer isto pode provocar lesões nas estruturas do ouvido, como rompimento do tímpano, podendo até causar surdez permanente.

Sintomas de Surdez Súbita

Os sintomas variam de paciente para paciente. Alguns relatam ter escutado um som explosivo no ouvido afetado quando a lesão ocorre pela primeira vez. Nestes casos a surdez súbita foi acompanhada por zumbido persistente e por vertigem que normalmente desaparece em alguns dias. Mas de forma geral ela traz a percepção clara de uma diminuição da audição, zumbidos e vertigens, além de uma sensação de pressão nos ouvidos, como se o ouvido estivesse entupido ou tampado.

Surdez Súbita – Causas e Sintomas

Se sentir estes sintomas e perceber a perda auditiva devem procurar ajuda do otorrinolaringologista. Muitas vezes o tempo de busca de auxilio de uma medica faz toda diferença no tratamento. Quanto mais rápido se receber o atendimento médico maior são as chances de reverter o problema. Após as primeiras 48 horas, as chances de ter um tratamento efetivo se reduzem profundamente. O medico solicitará exames clínicos e o especifico chamado de audiometria. Após o tratamento correto estima-se que um terço dos pacientes consegue obter uma melhora expressiva.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A surdez súbita pode acontecer devido a vários problemas. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.