Superstições Vinho – Significados
Superstições Vinho algumas delas já fazem parte do dia a dia como não passar por baixo de escadas, fugir de gato preto, colocar vassoura atrás da porta para espantar visita chata e muitas outras. A bebida também traz seus mistérios e superstições e poucos conhecem.
Significados Das Superstições Do Vinho
O vinho é uma das bebidas que mais tem superstições e esta entre muitas lendas. Algumas tradições podem parecer um pouco tolas aos nossos olhos hoje, mas, já foram bem fortes no passado.
Compartilhamos abaixo algumas superstições ligadas ao vinho:
Vinho na toalha: ao derrubar vinho na mesa pode significar uma onde de azar para o dono da toalha na hora de remover as manchas, mas é sinal de sorte para a família. Assim acreditam os portugueses. Já os italianos, porém, derramar a bebida é sinal de azar iminente que pode ser quebrado se pegar um pouquinho do vinho derrubado e passar de leve atrás das orelhas. Assim como fazemos com o perfume, para eles isto corta o efeito do mau olhado.
Para acalmar os deuses: aquelas entidades divinas que apreciam um bom vinho era o que acreditavam os antigos egípcios. Os membros das famílias reais eram enterrados com cinco jarras de vinho, para serem levadas com eles até o Paraíso. Lá ao chegarem eles dividiriam a bebida com outros membros da realeza e com os deuses. Os deuses do mar também gostavam de receber o vinho como oferenda. Algumas lendas europeias contam que os pescadores jogavam vinho nas águas para acalmar tempestades e mar bravo.
Batizando o barco: esta superstição é muito comum algumas embarcações importantes costumam ser “batizadas” com uma garrafa de espumante sendo quebrada em seu casco. Isto é feito desde a Idade Média, como uma maneira de proteger o barco de má sorte. Atualmente, o batismo tem suas regras: usa-se champanhe, bebida nobre, para acertar o casco perto do nome do navio. E como garantia uma mulher deve quebrar a garrafa no casco.
A etiqueta do brinde: Esta também é dos italianos e algumas regiões da Espanha. Os brindes são feitos para garantir toda sorte possível e que é melhor colocar vinho no copo ao invés de água. Diz a lenda que quem brinda com água acaba morrendo afogado. Os espanhóis, franceses e italianos que brindes precisam ser feitos direito, olhando no rosto de quem está fazendo o discurso. Do contrário haverá uma “punição” são sete anos sem sexo!
Se deseja se casar não beba: saiba que acredita-se que o último gole de vinho em uma garrafa é garantia de permanecer solteira até a morte. Esta é uma antiga lenda italiana para que as moças sejam moderadas no consumo da bebida.
Em caso de morte, agite as garrafas: Esta é uma superstição dos alemães um costume um tanto estranho quando alguém morre. Uma das primeiras providências é chacoalhar as garrafas da adega do falecido, para garantir que os vinhos não azedem por conta do falecimento de seu dono.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Para os que acreditam na duvida é melhor tomar cuidados com o vinho! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!