Sudorese ou Hiperidrose é quando o suor é excessivo de maneira imprevisível. Pessoas com sudorese podem suar mesmo quando a temperatura está baixa ou quando estão descansando. O suor ajuda ao corpo se manter frio e todos soam, principalmente no dias mais quentes, após praticar exercícios físicos e também em momentos de estress.
Causas Da Sudorese
Pessoas com sudorese parecem ter glândulas sudoríparas superativas onde o suor incontrolável pode levar à sensação de desconforto significativo, tanto físico como emocional. Quando se tem suor excessivo ficam afetadas as mãos, pés e axilas, é chamado de hiperidrose primária ou focal. A hiperidrose primária afeta de 2% a 3% da população. Ainda assim, menos de 40% dos pacientes com essa condição busca auxílio médico. Na maioria dos casos de hiperidrose primária, nenhuma causa é encontrada, o que leva os médicos a acreditarem tratar-se de um problema hereditário.
Quando a sudorese acontece por causa de outra condição médica, é chamada hiperidrose secundária. O suor pode ocorrer em todo o corpo ou em apenas uma área.
Abaixo compartilhamos algumas causas da sudorese:
– Acromegalia;
– Ansiedade;
– Câncer;
– Síndrome carcinoide;
– Alguns medicamentos e substâncias;
– Distúrbios de controle de glicose;
– Doença cardíaca;
– Hipertiroidismo;
– Doença pulmonar;
– Menopausa;
– Doença de Parkinson;
– Feocromocitoma;
– Lesão na medula espinhal;
– Derrame;
– Tuberculose ou outras infecções.
Tratamento Sudorese
Não existe um tratamento único para sudorese, mas algumas alternativas ajudam a controlar o problema. Pode-se usar antiperspirantes e de adstringentes, por exemplo. O talco de amido pode ser usado em casos mais leves, devendo ser aplicado na região entre os dedos e nas dobras de pele. Banhos com sabonete desodorante são fundamentais e não usar o mesmo sapato todos os dias é importante. Algumas injeções de toxina botulínica costumam dar resultados positivos. O processo precisa ser realizado por um período de seis meses sem ser interrompido. Apesar de existir, o tratamento clínico não é tão efetivo quanto as outras alternativas.
Na grande maioria das vezes os portadores de sudorese são submetidos a uma cirurgia que é realizada com uma videotoracoscopia de agressão mínima o procedimento é realizado fazendo incisões de cerca de 1 cm que são feitas de forma a possibilitar a interrupção da condução nervosa local. O procedimento é rápido e o resultado, muitas vezes, imediato. Outra técnica bastante realizada para tanto é a simpactomia torácica, em casos de má circulação dos membros. O pós-operatório é rápido e em média depois de dez dias o paciente já pode retornar às atividades do dia a dia.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Parar tratar a sudorese procure ajuda médica! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários