Saúde

Substancia Polifenol – Benefícios e Alimentos

Substancia Polifenol geralmente os polifenóis são substâncias naturais encontradas em plantas, tais como flavonóides, taninos, lignanas, derivados do ácido cafeico, dentre outras. Eles são fitoquímicos encontrados em frutas, legumes, ervas, temperos, verduras, grãos e até no vinho. Porém, existem mais de 4 mil tipos de polifenóis e seus benefícios dependem do tipo de cada composto.

Substancia Polifenol – Benefícios e Alimentos

Benefícios da Substancia Polifenol

A comunidade científica tem se interessado por seus numerosos efeitos biológicos, como sequestro de espécies radicalares de oxigênio, modulação da atividade de algumas enzimas específicas, inibição da proliferação celular, bem como seu potencial como agente antibiótico, antialérgico e anti-inflamatório.

Substancia Polifenol – Benefícios e Alimentos

Os polifenóis podem fazer parte de grupos em classes, que variam entre os flavonoides, ácidos fenólicos e não flavonoides, e cada um possui uma subdivisão, o que garante sua particularidade em relação as seus benefícios e propriedades. Flavonoides: Polifenóis que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. São encontrados em frutas, verduras, legumes, vinho tinto e chá verde;

Estilbenos: Encontrados no vinho tinto e no amendoim. Entre eles o resveratrol é o mais conhecido;

Lignanas: Encontrados na linhaça, legumes, cereais, grãos, frutas, algas e certas hortaliças;

Ácidos fenólicos: Presentes no chá verde, na canela, no café(como o cafe marita) e em frutas como mirtilo, kiwi, ameixa, maçã e cereja.

Os polifenóis são considerados muito mais potentes antioxidantes que a vitamina C e vitamina E. Estes antioxidantes proporcionam vários benefícios de saúde importantes, como proteção contra a doença arterial coronariana, proteção contra câncer, os níveis de açúcar no sangue e prevenção de envelhecimento precoce.

Existem contra indicações eles devem ser evitados em caso de  febre, ferimentos, fragilidade capilar, queimaduras, tumores, transtornos circulatórios graves, doenças de pele, gravidez, processos infecciosos.

Alimentos Que Contem Substancia Polifenol

O vinho tinto, comum na dieta francesa e na dieta mediterrânea é rico em resveratrol e seu consumo foi associado à menores taxas de doenças cardiovasculares entre os franceses. A partir desses estudos, a indicação do consumo regular de suco de uva integral, suco de amora integral e suco de berrys tornou-se comum na prática clínica.

Substancia Polifenol – Benefícios e Alimentos

Compartilhamos abaixo os alimentos que contem polifenol em sua composição em ordem de maior concentração:

– Café filtrado (190 ml);

– Coração de alcachofra (168 g);

– Morango (166 g);

– Sabugueiro (black elderberry, 145 g);

– Arônia (black chokeberry, 145 g);

– Groselha (145 g);

– Highbush blueberry (um tipo de mirtilo) (145 g);

– Lowbush blueberry (um tipo de mirtilo) (145 g);

– Cereja (145 g);

– Amora (144 g).

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Sempre procure seu médico antes de incluir qualquer composto em sua dieta. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.