Saúde

Súbito Esquecimento – Como Acontece

Súbito Esquecimento mesmo parecendo muito estranho este fenômeno de esquecimento é muito comum e considerado até normal. O fenômeno denominado de ‘Doorway Effect’ ou ‘Efeito de sair porta fora’, é o que provoca esses esquecimentos instantâneos Mas, isto significa que nosso cérebro está a trabalhando normalmente.

Súbito Esquecimento – Como Acontece

Como Acontece o Súbito Esquecimento

Imagine o cérebro como se ele fosse um computador extremamente potente. Que ele seja capaz de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo. Em 2011, um grupo de pesquisadores descobriu como o súbito esquecimento  acontece de vez em quando. Na verdade a culpa é desses programas cerebrais. Durante as pesquisas os cientistas analisaram 55 universitários. Foi solicitado que participassem num jogo realidade virtual, que consistia, basicamente, em carregar objetos em algumas divisões. De vez em quando, a imagem de um objeto aleatório surgia no monitor de computador, e foi pedido aos participantes que dissessem se aquele objeto era o que eles estavam vendo no momento atual ou se era um dos que já haviam carregado. Num outro momento do teste, os participantes encontravam-se num ambiente diferente e os objetos que carregavam eram escondidos numa caixa.

Súbito Esquecimento – Como Acontece

Nas duas situações, o simples ato de ir de uma divisão para a outra foi suficiente para que os universitários esquecessem o que estavam fazendo. Mais ainda, os investigadores descobriram que não se trata da distância percorrida pelos participantes, mas sim do ato de atravessar uma porta. Parece que o cérebro interpreta a passagem de um cômodo para o outro como um ponto de corte. Isto é, capaz de interromper, inclusive, a memória que transportávamos. Isso pode ter a ver com a necessidade cerebral de criar um novo contexto num ambiente diferente. Ao visitar a nova divisão, o cérebro está ligado a questões relacionadas à consciência espacial, à memória e ao movimento. A questão é que, por mais que sejamos uma máquina ultramoderna e capacitada, ainda ficamos atrapalhados nesses momentos que envolvem vários mecanismos, e então a memória se vai.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Ao passarmos a outro como esquecemos o que íamos fazer isto é muito comum! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.