decoração

Sousplats – Como Usar

Sousplats é uma palavra francesa e significa “prato de baixo”. Ele é um prato maior do que o usado normalmente durante as refeições e mede entre 33 e 35 cm de diâmetro. Pode-se dizer que ele  que serve como base para os pratos utilizados para servir o almoço ou jantar. O sousplat é muito confundido com o jogo americano redondo, mas eles não são a mesma coisa. O sousplat serve apenas para apoiar o prato, já o jogo americano serve para apoiar também os talheres e os copos.

Sousplats – Como Usar

Como Usar os Sousplats

O sousplat também tem sido utilizado como alternativa onde se pode utiliza-lo fora da mesa de jantar. Com o passar dos anos muitos adquiriram o habito de comer fora da mesa e o sousplat  pode ser útil na hora de apoiar o prato no colo e assim a roupa e facilitando cortar alimentos. O sousplat pode ser confeccionado em vários materiais, como vidro, cerâmica, rattan, inox, prata, acrílico, tricô, tecido. Um modelo bem conhecido, difundido e que se encontra para vender é feito em crochê.

Sousplats – Como Usar

Compartilhamos abaixo algumas funções dos sousplats:

-Evitar respingos de comida na toalha ou na mesa;

-Evitar que o prato fique escorregando quando a pessoa tenta cortar a comida;

-Demarcar lugares à mesa, muito usado nos casos onde o prato não está sobre a mesa este serviço é conhecido como “empratado”. O garçom traz o prato, já servido, diretamente para o convidado.

-Também em algumas refeições estilo de buffet, onde os anfitriões optam por enfileirar os pratos perto das ilhas de jantar. Desta forma o sousplat cumpre uma das principais regras de etiqueta, que é nunca deixar a mesa desguarnecida durante a troca de pratos, por exemplo, quando a entrada é substituída pelo prato principal;

-Ele é muito usado como complemento na decoração da mesa, pois deixam-na muito mais charmosa.

-Ele não é apenas decorativo. Uma de suas principais funções é evitar que os pratos deslizem sobre a mesa e que a comida respingue sobre a toalha.  Os sousplats devem ser posicionados a aproximadamente 2,5 cm da borda da mesa.

Sousplats – Como Usar

Compartilhamos abaixo como usar os souplats:

-O sousplat apenas deve ser usado em refeições completas, que incluam entrada, prato principal e sobremesa.

-Sobremesas nunca devem ser servidas sobre sousplats.! Ao servi-las, eles são retirados da mesa.

-É recomendado colocar um pequeno tecido rendado sobre sousplats de vidro, aço inox ou prata, para evitar que o prato deslize gerando ruídos.

-Os sousplats já devem estar posicionados à mesa, antes de os convidados se sentarem.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Uma mesa montada com sousplat (pronuncia-se “suplá“) fica, sem dúvida, muito mais charmosa.! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.