decoração

Sousplat – Como É Quando Usar

Sousplat tem se tornado um acessório constantemente utilizado para completar a decoração da mesa de almoço ou jantar. Mas, muitos ainda tem duvidas a respeito de como utilizar corretamente. Ele pode ser encontrado nos mais diversos tipos de material entre eles, fibras vegetais, metal vidro, madeira, e principalmente através do artesanato em crochê. A pronuncia correta da palavra sousplat  é “Suplá” e melhora muito a decoração daquele jantar especial. Sousplat significa em francês prato de baixo e simplesmente é um prato maior que o de refeição e tem por medida aproximada 33 cm de diâmetro.

Sousplat – Como É Quando Usar

Como É Quando Usar o Sousplat

O Sousplat serve como base para os pratos, que serão substituídos durante o almoço ou jantar. Dessa maneira, o sousplat cumpre uma das principais regras de etiqueta que é nunca deixar a mesa desguarnecida durante a troca de pratos, por exemplo, quando a entrada é substituída pelo prato principal.

Sousplat – Como É Quando Usar

Ele não serve apenas para a  decoração  e uma de suas principais funções é evitar que os pratos deslizem sobre a mesa e que a comida respingue sobre a toalha. A peça também é indispensável em serviços do tipo buffet ou jantares americanos. Como os convidados vão se servir em uma mesa e comer em outra, é importante que os lugares estejam demarcados corretamente.

Sousplat – Como É Quando Usar

Compartilhamos abaixo como e quando usar o Sousplat:

-Os sousplats devem se colocados a aproximadamente 2,5 cm da borda da mesa.

-O sousplat apenas deve ser usado em refeições completas, que incluam entrada, prato principal e sobremesa.

-Sobremesas nunca devem ser servidas sobre sousplat! Quando elas forem servidas os sousplat devem ser retirados da mesa.

-É recomendado colocar um pequeno tecido rendado sobre sousplats de vidro, aço inox ou prata, para evitar que o prato deslize gerando ruídos.

-Os sousplats já devem estar posicionados à mesa, antes de os convidados se sentarem.

-Não se deve usar o sousplat para servir petiscos ou servir a comida diretamente nessa peça. Existem louças específicas para essas funções.

-Ele deverá ser trocado sempre que sujar. Ele é usado justamente para garantir que o espaço do seu convidado estará sempre limpo e organizado.

O sousplat é uma peça indispensável quando se esta oferecendo um jantar completo.

Ele é sem duvida um importante aliado quando se deseja manter a etiqueta e impressionar nos eventos formais. Mas, também pode ser usado de muitas outras maneiras. Desde a marcação dos lugares dos convidados até a proteção da toalha ou da mesa. Ele se torna fundamental em jantares onde mais de um prato será oferecido.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Mantenha sua mesa sempre bem organizada e decorada com lindos sousplats! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.