Educação

Sistema de Seleção Unificada-SiSU 2019 – Cronograma

Sistema de Seleção Unificada-SiSU 2019 o Ministério da Educação já publicou as regras da edição do primeiro semestre de 2019. O número de total de vagas do SiSU 2019/1 só será divulgado depois que todas as instituições participantes assinarem o Termo de Adesão. No ano passado as vagas oferecidas chegaram a 239.716  distribuídas em 130 instituições públicas de ensino superior. Entre elas universidades federais e estaduais, instituições federais e centros de educação tecnológica.

Sistema de Seleção Unificada-SiSU 2019 - Cronograma

Cronograma do Sistema de Seleção Unificada-SiSU 2019.

As inscrições para o SiSU 2019/1 ficarão abertas entre os dias 22 e 25 de janeiro, pelo site oficial e para acessar basta copiar e colar o link a seguir em seu navegador: (sisu.mec.gov.br). O sistema continuará divulgando apenas uma chamada regular, que será no dia 28 de janeiro. Os selecionados na chamada regular do SiSU 2019/1 deverão efetuar matrícula nas instituições de ensino superior públicas entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro.

Compartilhamos abaixo cronograma do SiSu 2019:

Inscrições: 22 a 25 de janeiro;
Resultado: 28 de janeiro;
Matrículas: 30 de janeiro a 4 de fevereiro;
Lista de espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro.

Podem participar do SiSU 2019 os estudantes que fizeram as provas do Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na redação. O resultado do Enem 2018 será divulgado no dia 18 de janeiro. Os candidatos poderão escolher até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as suas opções de instituição, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência. Houve mudança na lista de espera entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de vaga poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU, para uma das duas opções escolhidas no momento da inscrição. Antes os candidatos selecionados para o curso de segunda opção poderiam manifestar interesse por vaga na primeira opção, mesmo que tenham efetuado matrícula. A partir de 2019, quem for aprovado em curso de segunda opção não poderá participar da lista de espera.

Sistema de Seleção Unificada-SiSU 2019 - Cronograma

Segundo o MEC, “as modificações na lista de espera visam possibilitar maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular do SiSU. Desse modo, espera-se também diminuir o tempo de convocações da lista de espera para se completar a ocupação do total de vagas ofertadas no processo seletivo, permitindo assim que todos os estudantes sejam matriculados antes do início das aulas dos cursos. As mudanças ainda poderão ajudar na diminuição de ociosidade das vagas disponíveis a cada semestre letivo nos cursos de graduação das instituições públicas de ensino superior”. As listas de espera serão enviadas para as instituições participantes do SiSU 2019/1, que divulgarão as novas chamadas em seus respectivos sites.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? É importante ficar atento às datas para não perder a oportunidade de prestar o SiSU 2019! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.