Sinusite na gravidez não afeta o bebê, porem a mulher não deve se automedicar ou usar remédios que já estava acostumada a tomar quando estava com sinusite. É muito importante que busque ajuda médica antes de tomar qualquer medicação. Tomar remédio pode afetar o desenvolvimento do bebê e sempre que for possível deve-se fazer uso de tratamento natural.
Como Tratar Sinusite na Gravidez
Para fazer o tratamento de sinusite na gravidez é necessário lavar o nariz com soro varias vezes durante o dia e inalar vapor de agua quente. Se o caso for mais sério pode ser preciso o uso de corticoides e antibióticos mas apena em caso extremo e com a indicação de um otorrinolaringologista. A sinusite que aparece durante a gravidez é a consequência de uma inflamação da mucosa que gera um grande acumulo de secreções nas cavidades do crânio, nariz, olhos e na face provocando uma grande dor de cabeça, corrimento nasal e uma sensação de cabeça pesada.
Para tratamento caseiro de sinusite na gravidez compartilhamos abaixo algumas dicas:
Nebulização: Fazer a nebulização com um aparelho, usar ervas como buchinha ou eucalipto, respirar o ar do banho quente ao chuveiro. Deve ser feita duas a três vezes ao dia por vinte minutos. De preferencia pela manha e antes de dormir.
– Usando nebulizador: Coloque dentro do copinho do nebulizador cinto a dez ml de soro fisiológico, leva a mascara ao nariz e respire até o liquido secar totalmente;
– Usando Vapor: Tranque bem o banheiro e deixe a água do chuveiro bem quente para que faça vapor, inale por aproximadamente vinte minutos;
– Usando ervas: Ferva a água como se fosse preparar um chá. Para o chá pode ser usada, camomila, buchinha do norte, eucalipto ou casca de laranja com limão. Inspire o vapor por vinte minutos deixando seu rosto a aproximadamente oito cm do recipiente. Coloque o chá em uma bacia e em cima da mesa, sente-se na cadeira e incline seu rosto sobre o vapor.
Estes são meios naturais de desobstruir as vias respiratórias e ajudar na respiração.
– Soro: Lave as duas narinas com soro por duas ou três vezes ao dia para que retire as secreções que prejudicam sua respiração.
– Soro Fisiológico: Compre na farmácia ou prepare uma solução salina;
Receita de solução salina:
Ingredientes:
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
– 2 colheres de chá de sal marinho;
– 250 ml de água fervida.
Modo de Fazer:
Para fazer o soro junte o bicarbonato de sódio e sal marinho em 250 ml de agua fervida.
Modo de usar:
Lave as narinas com a solução preparada ligeiramente amornada com a ajuda de um conta-gotas, uma seringa ou uma caneca para lavar narinas, entre duas a três vezes por dia ou quantas vezes forem necessárias. A lavagem nasal com o soro é mais eficiente depois de se fazer a nebulização, por que as secreções ficam fluidas e assim saem mais fácil.
Assue o Nariz: Sempre que for necessário deve assuar o nariz e não apenas limpar as pontas da narina.
Líquidos: Beba muito liquido ao menos dois litros de água ao dia ou chá sem açúcar. O chá de orégano é muito bom para a sinusite, suas ervas aliviam a tosse e diminuem o catarro. Tome o chá de orégano antes de dormir, pois é a hora em que a tosse se intensifica.
Nunca tome nenhum remédio sem a indicação de seu médico para não prejudicar o desenvolvimento do bebê. Caso o tratamento natural não de resultados o médico pode indicar o uso de analgésicos para diminuir a dor de cabeça, corticoides ou antibióticos. Mas para isto é necessária uma avaliação rigorosa antes de escolher o tratamento ideal.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Sinusite na Gravidez. Opte por um tratamento natural!!! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários