Saúde

Sintomas de Apneia do Sono – Causas, Tratamento e Prevenção

apneia-do-sonoApneia do sono é como é mais conhecida a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, e consiste em uma doença que se caracteriza por pausas na respiração enquanto a pessoa dorme. Essa pausa geralmente acontece porque as vias aéreas ficam bloqueadas, estreitas ou muito frouxas. Cada pausa na respiração é chamada de episódio de apneia.
A pessoa que sofre com o problema, geralmente não sabe que possui a doença. É necessário que familiares informem sobre a apneia, já que são eles que presenciam os episódios durante a noite.
O principal sintoma é o ronco. Assim que o paciente cai no sono, começa a roncar profundamente. Esse ronco costuma a ficar mais alto, e é seguido por uma longa pausa, no qual não há respiração. Em seguida, o silência é quebrado por uma espécie de urro alto e um suspiro, à medida que a pessoa tenta respirar. Isso pode acontecer mais de uma vez durante a noite.
Durante o dia, essas pessoas podem apresentar outros sintomas: cansaço, muito sono e fadiga durante o dia todo; nervosismo, impaciência e irritabilidade; esquecimentos; adormecem enquanto trabalham, leem ou assistem TV; dores de cabeça.

Causas da Apneia do Sono

Durante o sono, os músculos do corpo ficam mais relaxados, incluindo os das vias respiratórias. Essas vias ficam mais abertas, permitindo a passagem do fluxo de ar para os pulmões. Uma dessas vias é a faringe, que em algumas pessoas é muito estreita. Nesse caso, quando os músculos da faringe relaxam durante o sono, a respiração pode ser interrompida por um intervalo de tempo maior que dez segundos, o que é chamado de episódio de apneia.

Tratamentoapneia-sono

O objetivo do tratamento de apneia é fazer com que as vias respiratórias permaneçam abertas durante o sono para que a respiração não seja interrompida. Algumas mudanças de hábitos são indicadas, como perda de peso, evitar dormir com a barriga para cima, evitar a ingestão de álcool e sedativos para dormir.
Nos casos mais graves, o tratamento pode ser feito com uma cirurgia, para remover excesso de tecido na garganta, para corrigir as estruturas anormais, ou até mesmo no nariz, para corrigir alguma imperfeição que leve a apneia. Nas crianças, a remoção das amígdalas e adenoides podem curar a doença, mas no adulto essas medidas não são eficaz. A opção da cirurgia deve ser indicada por um médico especialista.

Prevenção

Não há medidas para prevenir a apneia em adultos. Porém, crianças que possuem as amígdalas e adenoides grandes, podem desenvolver a apneia do sono ou outros problemas. A remoção pode ser uma opção de prevenção.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.