Saúde

Síndrome do Impostor – Sinais e Como Lidar

Síndrome do Impostor é uma desordem psicológica que faz com que não se consiga aceitar suas conquistas. A pessoa crê que todo o seu sucesso e êxito se devem à sorte ou porque alguém ajudou. Assim, a pessoa acredita que é uma fraude, e que a qualquer momento alguém irá desmascará-la.

Síndrome do Impostor – Sinais e Como Lidar

Sinais da Síndrome do Impostor

Este nome  foi usada a primeira vez pela psicóloga Dra. Pauline Clance, no final da década de 1970. Diz respeito a um conjunto de sentimentos que reúne medo, dúvida, apreensão e um ciclo de ansiedade pós-sucesso.  Mesmo as pessoa bem sucedidas e do alto nível de desempenho atingido em atividades acadêmicas. Ou até com excelentes negócios ou empreendimentos, muitos experimentam sentimentos de negação disso. Acreditam que seu sucesso decorre de sorte, acaso ou mesmo de uma ação divina. Sofrem com o medo de que suas conquistas não tenham sido fruto efetivo do seu trabalho,

Síndrome do Impostor – Sinais e Como Lidar

Um estudo realizado pela psicóloga Gail Mattewa, na Universidade Dominicana da Califórnia, revelou que 70% dos profissionais bem-sucedidos apresentam esses sintomas, principalmente as mulheres. Além de afetar o rendimento no emprego, a condição pode provocar sintomas físicos, como insônia, ansiedade, dores gastrointestinais e depressão. Assim que sentir estes tipos de sintomas deve procurar um profissional para ajudar no tratamento.

Como Lidar Com a Síndrome do Impostor

É comum quem está lidando com a crise vir a chamar o sucesso de sorte ou apenas de um bom momento, e descartá-lo de suas vitórias. Sempre acredita que as outras pessoas são melhores, mais inteligentes ou mais competentes do que eles.

Síndrome do Impostor – Sinais e Como Lidar

Compartilhamos abaixo algumas dicas de como lidar com a Síndrome do Impostor:

É muito importante buscar a ajuda de um especialista ou de um grupo para expressar os seus sentimentos, pois assim vai descobrir que não está sozinho. Este problema é muito comum.

Faça uma lista de suas realizações, habilidades e sucessos, independentemente de quão grande ou pequeno sejam. Isso mostrara  que tem valor real para compartilhar com o mundo;

Construa um sistema de forte apoio junto aqueles que mais respeita  seja um mentor, colegas, família e amigos. Peça feedbacks contínuos e veja que seus esforços e resultados são vistos;

Crie um discurso único e confortável para você mesmo. É importante saber o que se diz quando alguém pergunta o que você faz;

A síndrome do impostor acontece quando você subestima o quão bom você realmente é e quando você acredita que é necessário saber tudo. Permita-se continuar aprendendo e aceite que todos têm suas vulnerabilidades, não importa o cargo atual ou idade.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? É fundamental buscar tratamento para o problema! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.