Saúde

Síndrome do Comer Noturno – Como Identificar e Dicas Para Controlar

Síndrome do Comer Noturno ou SCN um problema que aflige 1,5% da população mundial e quem sofre deste transtorno ingere a comida praticamente sem mastigar e às escondidas no escuro da noite.

Síndrome do Comer Noturno – Como Identificar e Dicas Para Controlar

Como Identificar Síndrome do Comer Noturno

A Síndrome do Comer Noturno tem como principal caracteriza a compulsão por comida no período noturno, independente da fome. Normalmente o pico da compulsão se dá entre 20 horas e 8 horas da manhã seguinte. Neste intervalo, a pessoa come mais de 50% de suas calorias diárias. Existem casos onde o portador acorda mais de uma vez durante a madrugada para comer e só consegue dormir depois de bem satisfeito. Também existem casos em que não se lembra do ocorrido no dia seguinte porque estava em estado sonambúlico.

Síndrome do Comer Noturno – Como Identificar e Dicas Para Controlar

Um dos sintomas que mostram a presença do transtorno é a falta de apetite no período da manhã e um uma fome insaciável e a última refeição do dia. Mas, quando se trata do diagnóstico o mesmo obedece a uma tríade: Insônia, inapetência e aumento anormal do apetite. Outro sinal frequente é a piora do humor à noite.  O relógio biológico fica atrapalhado e faz com que se entre em um ciclo vicioso, quando se come muito de madrugada e não se tem fome pela manhã.

Dicas Para Controlar a Síndrome do Comer Noturno

O acompanhamento nutricional também é muito importante durante o tratamento da SCN para melhorar o hábito alimentar, auxiliar na perda de peso, fazer um trabalho de Reeducação Alimentar. O fracionamento das refeições comendo de 3 em 3 horas, melhorar a qualidade da alimentação, trabalhar alimentos certos para o dia e os melhores para à noite, alimentos sociogênicos, alimentos que auxiliar na qualidade do sono, hidratação. Tudo isso auxilia a melhorar a fome noturna e controlar a ansiedade.

Síndrome do Comer Noturno – Como Identificar e Dicas Para Controlar

Abaixo compartilhamos algumas dicas para controlar  a Síndrome do Comer Noturno:

Evite ficar muitas horas em jejum para não ter pico de fome;

Evite ao máximo restringir sua alimentação, principalmente ao fazer dietas. Isso pode gerar um quadro de ansiedade;

Procure fazer atividades prazerosas para sua vida, como bater um papo com um amigo;

Tome um banho e descanse alguns minutos antes do jantar;

Faça suas refeições mais lentamente, procure mastigar bem e prestar atenção na quantidade. Uma boa alternativa é não comer em frente à televisão;

Passeie com seu cachorro ou faça uma caminhada pelo bairro no final do dia para relaxar.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Controlar a ansiedade ajuda a diminuir os sintomas da Síndrome do Comer Noturno! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.