Saúde

Síndrome de Overtraining – Sinais e Como Evitar

Síndrome de Overtraining é determinada como uma resposta generalizada ao estresse em atletas. Caracteriza-se por fadiga persistente, perda de rendimento, alterações bioquímicas e psicológicas. Acontece em principio aumento do volume e/ou intensidade do treino. Estar entusiasmado e determinado a alcançar as metas pessoais quanto ao treinamento físico é muito bom. Mas deve-se ter o cuidado com a intensidade que se coloca. Quanto ao excesso de treinamento que  também é chamado de overtraining e traz riscos à saúde

Síndrome de Overtraining – Sinais e Como Evitar

Sinais de Síndrome de Overtraining

Síndrome de Overtraining é caracterizada por uma série de sintomas, como alterações de sono, lesões, dores musculares, fadiga recorrente, mau-humor e queda da imunidade. Estes sintomas surgem pelo desgaste entre treinamento, recuperação e alimentação apropriada.

Síndrome de Overtraining – Sinais e Como Evitar

Compartilhamos abaixo alguns sinais da Síndrome de Overtraining:

Alterações de sono:  o treinamento excessivo pode alterar as fases do sono. Com isso, pode haver dificuldade em adormecer e manter o sono noturno. Acordar mais cedo do que o habitual e ainda sentir sonolência ao longo do dia.

Lesões e dores musculares: surgem porque, quando há excesso de malhação, os músculos não têm tempo suficiente para se recuperar por completo entre um treino e outro.

Mau-humor: treinar demais pode levar a uma diminuição de determinados hormônios que influenciam o sistema nervoso. Essa desregulação aumenta os níveis de estresse e irritabilidade, causando mau-humor.

Fadiga recorrente: com a falta de sono e o aumento dos hormônios do estresse causados pelo overtraing acabam levando a uma fadiga crônica. Se tem a sensação de estar sempre cansado.

Queda da imunidade: causando assim resfriados e gripes recorrentes. Eles também podem ser um indício de overtraining. Quando se treina demais, acontece uma queda da imunidade e você adoece mais facilmente.

Como Evitar a Síndrome de Overtraining

A principal recomendação é fazer pausas. Evite treinar pesado todos os dias. Inclua na sua planilha de treinamento exercícios leves, intercalados com sessões de treino mais intensas e moderadas. E tire pelo menos um dia de folga por semana. Outra dica procurar sempre dormir bem  de 7 a 8 horas por noite. O bom sono é essencial para a liberação de hormônios responsáveis pela recuperação da musculatura, como o GH.

Síndrome de Overtraining – Sinais e Como Evitar

Para evitar o surgimento de lesões, também é importante fazer os exercícios físicos com acompanhamento e orientação de bons profissionais. Procure um personal trainer, médico do esporte e nutricionista, por exemplo. Essa é uma forma efetiva de prevenir lesões, garantindo treinos com mais qualidade. E não se esqueça de cuidar sempre da alimentação, mantendo uma dieta equilibrada e saudável.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O treino físico é bem vindo mas sem excessos! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • sensação de ouver training

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.