Saúde

Síndrome de Burnout – Sintomas e Tratamento

Síndrome de Burnout sua característica é a exaustão física, emocional ou mental tendo como causa o acúmulo de estresse principalmente no trabalho, por isso é muito comum acontecer em profissionais que têm que lidar com muita pressão e grandes responsabilidades, normalmente os professores ou enfermeiros são um bom exemplo. Ela também é conhecida como a doença do esgotamento profissional.

Síndrome de Burnout - Sintomas e Tratamento

Sintomas da Síndrome de Burnout

Burnou traduzido do inglês significa, “burn” quer dizer “queima” e “out” significa “exterior” sugerindo que o profissional com este tipo de estresse acaba se consumindo físicamente e emocionalmente se tornando agressivo e irritadiço. Normalmente esta síndrome atinge os profissionais que tem contato direto e muito intensamente com outros profissionais influenciando suas vidas, entre eles os professores, assistente sociais, saúde, jornalistas, advogados, etc.

Síndrome de Burnout Sintomas e Tratamento

Abaixo compartilhamos sintomas fisicos da Sindrome de Burnout:

– Dores de cabeça constantes;

– Tonturas;

– Alterações no sono;

– Problemas digestivos;

– Falta de ar;

– Excesso de cansaço.

Síndrome de Burnout - Sintomas

Existem também os sintomas psíquicos que compartilhamos abaixo:

– Ansiedade;

– Dificuldade em concentrar-se;

– Variações de humor;

– Perda de motivação no emprego;

– Ficar isolado dos colegas de trabalho.

A Sindrome de Burnout faz com que o profissional comece a demorar muito tempo para realizar as suas tarefas e comece a faltar ou chegar atrasado ao trabalho várias vezes.

Tratamento Síndrome de Burnout

O tratamento para síndrome de Burnout é feito através de terapia juntamente com a prescrição de medicamento antidepressivos, mas só isto não basta é preciso mudanças no estilo de vida. Incluindo atividade física regularmente e exercícios de relaxamento que deve se tornar rotina diária do paciente pois ajudam a controlar os sintomas. Somente o médico pode avaliar se é o ambiente profissional a causa do estresse ou se são os costumes do paciente que estão desencadeando as crises.

Síndrome de Burnout -

A qualidade de vida é uma das armas para prevenir a Síndrome de Burnout. E isso inclui cuidar da saúde, dormir e alimentar-se bem, praticar exercícios e manter uma vida social bem ativa. Para fazer o diagnostico o médico leva em consideração toda a história do paciente e além de suas realizações e expectativas.

Abaixo compartilhamos algumas mudanças de habito necessárias:

– Caminhe dez minutos por dia;

– Troque o carro sempre que puder por uma bicicleta;

– Leia um livro e desfrute momentos de descontração;

– Pense sempre no que é mais importante para sua vida e até que ponto as condições que esta exposto no trabalho interferem na sua qualidade de vida e prejudica sua saúde, física ou mental.

Mude seu estilo de vida, separe um tempo e alguns minutos de descontração e aproveite para relaxar a mente e o corpo.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Estar em constante estresse e tensão emocional faz muito mal a saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.