Saúde

Síndrome da Pressa – Como Diminuir

Síndrome da Pressa se trata de um problema psicológico e comportamental que tem aumentado muito nos últimos tempos. São todos aqueles que costumam dizer um dia é muito pouco tempo para fazer suas tarefas. A síndrome não tem reconhecimento médico nem psiquiátrico, mas é são feitas pesquisas a respeito desde a década 80.

Síndrome da Pressa – Como Diminuir

Como Diminuir a Síndrome da Pressa

A síndrome da pressa é um padrão de comportamento caracterizado por ansiedade contínua e uma sensação esmagadora de urgência. São sintomas deste problema, por exemplo, apertar o botão do elevador insistentemente. E também almoçar enquanto checam os e-mails ou fala ao telefone. Podemos citar também a tensão, hostilidade, impaciência ao esperar, valorização da quantidade e desvalorização da qualidade, sono agitado, inadmissão a atrasos, busca por substâncias que controlam as emoções, interrupção da fala de terceiros, passos rápidos e outros.

Síndrome da Pressa – Como Diminuir

Estas são pequenas situações entre muitas outras que caracterizam  sinais daquilo que os psicólogos chamam de síndrome da pressa. Este tipo de situação pode trazer graves problemas a saúde quanto uma alimentação desequilibrada ou a falta de exercícios físicos. Normalmente quem tem o problema sente necessidade a executar as tarefas cada vez mais rapidamente e a ficar confusa ao encontrar qualquer tipo de atraso. Estudo recente da International Stress Management Association do Brasil (ISMA-BR), essas pessoas alegam dores musculares, cansaço, insônia, azia, hipertensão, raiva e falta de memória.

Síndrome da Pressa – Como Diminuir

Compartilhamos abaixo algumas dicas de como diminuir síndrome de pressa:

-Evite fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo; se concentre para colocar atenção máxima a uma única atividade;

-Reserve um tempo para fazer o que mais gosta sem se importar com o relógio;

 -Peça ajuda, delegue tarefas, não abrace tudo;

-Incorpore exercícios físicos na sua rotina;

-Separe um tempo para meditar ou ficar em silêncio em local tranquilo, preferencialmente em uma área verde;

-Procure ficar um tempo longe do celular, computador e tv para aquietar o pensamento;

Se perceber que não tem controle sobre a situação procure quanto antes ajuda de um profissional para que ele indique o melhor tratamento.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A pressa é um mal de nosso tempo que nos desequilibra e traz sérios problemas a saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.