Saúde

Sincope ou Desmaio – Causas, Sintomas e Como Socorrer

Sincope ou Desmaio como popularmente é conhecida acontece pela perda repentina e transitória do estado de consciência e da capacidade de permanecer em pé. Ela normalmente é seguida de uma recuperação completa.

Sincope ou Desmaio – Causas, Sintomas e Como Socorrer

Causas da Sincope ou Desmaio

Na grande maioria das vezes acontece por diminuição do fluxo sanguíneo na região cerebral. Quando a pressão arterial diminui muito o oxigênio não chega em quantidade suficiente deixando as células cerebrais sem energia. Desta maneira faz com que o cérebro “desligue”. Outras causas comuns são a diminuição do açúcar circulante no sangue conhecida como hipoglicemia e o jejum prolongado. Falta assim, nutrientes para suprir a demanda metabólica cerebral, estresse, superaquecimento do corpo a hipertermia, febres altas, exaustão, cardiopatias. E alguns medicamentos, doenças, ou simplesmente por se levantar rapidamente a hipotensão ortostática. As dores fortes, emoções súbitas, desidratação, hiperventilação, uso de drogas como o álcool e permanência prolongada em lugares fechados e quentes.

Sincope ou Desmaio – Causas, Sintomas e Como Socorrer

Na maioria das vezes os desmaios são rápidos e são seguidos de uma recuperação satisfatória, e são mais comuns em pessoas portadoras de problemas cardíacos e idosos. O risco maior no desmaio é a possibilidade do indivíduo fraturar ossos ou até sofrer traumatismos cranianos. É necessário atenção no caso de síncopes sem causa aparente pois estas podem representar doenças graves, por isso é imprescindível saber a causa do desmaio, realizando exames e conhecendo o histórico do paciente.

Sintomas e Como Socorrer Sincope ou Desmaio

Existem alguns sintomas que prenunciam a síncope, entre os mais presentes temos a palidez, suor frio, tontura, visão turva, respiração lenta, fraqueza, baixa na pressão arterial e pulsação fraca, o indivíduo também pode se sentir atordoado. O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, exames sorológicos e neurológicos para a identificação da causa.

Sincope ou Desmaio – Causas, Sintomas e Como Socorrer

Se perceber que alguém está desfalecendo, segure antes que ela caia correndo risco de lesões mais sérias. Sente-a colocando a cabeça desta entre os joelhos, fazendo a pessoa respirar de forma profunda até que seu mal estar passe. Afaste-a de locais que possam levar risco, deitá-la de barriga para cima erguendo as pernas, afrouxar as roupas, deixar o ambiente mais arejado possível.

Sincope ou Desmaio – Causas, Sintomas e Como Socorrer

Após a vítima retomar a consciência é necessário que esta permaneça sentada. Apenas alguns minutos para que não aconteça um novo desmaio. Não é indicado dar líquidos e faça com que este inale álcool ou qualquer outra substância. Após o procedimento é indicado levar o indivíduo a um hospital para que sejam realizados exames.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O principal e tentar não deixar a pessoa se machucar ao cair! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.