Saúde

Semente de Urucum – Benefícios e Como Usar

Semente de Urucum possui propriedades que ajudam no tratamento e no combate de várias doenças do corpo. Ela provem da árvore achiote, que é um arbusto nativo da América Central e do Sul. A fruta e as sementes são a parte mais útil da planta, que crescem em cachos com vagens e sementes avermelhadas e castanhas avermelhadas. Seu fruto é chamado de fruto do urucuzeiro ou urucueiro.

Semente de Urucum – Benefícios e Como Usar

Benefícios e Como Usar a Semente de Urucum

As sementes de urucum são muito usadas para colorir produtos cosméticos, mas elas tem muitos outros benefícios além deste. A fruta possui aminoácidos, cálcio, ferro e fósforo, vitaminas B-2 e B-3. Além de flavonoides, betacaroteno e Vitamina C, que são potentes antioxidantes. Tornando-se rico em benefícios para a saúde. Suas sementes vermelhas eram muito usadas pelos índios por conter uma espécie de tinta vermelha, que os mesmos usavam pelo corpo, como recurso medicinal e repelente de insetos. É comum seu uso em pó, para colorir alimentos, mas também é possível consumi-la em cápsulas ou suas sementinhas integrais. Suas folhas também são riquíssimas, e quando usadas em infusões, viram anti-inflamatório, aliviam azias e até ajudam a emagrecer.

Semente de Urucum – Benefícios e Como Usar

Compartilhamos abaixo alguns benefícios da semente de urucum:

Seu fruto é rico em cálcio, fósforo, ferro, aminoácidos, e nas vitaminas B2, B3, A e C. Contém cianidina, os ácidos elágico e salicílico, saponinas e taninos, fitoquímicos que auxiliam na prevenção e tratamento de várias doenças. Misturar as sementes com óleo de coco, ou azeite de oliva esta é uma maneira de obter um remédio caseiro que pode ser aplicado topicamente para tratar queimaduras, feridas e picadas de insetos. Ele tem a capacidade de evitar a formação de cicatrizes.

As sementes também são usadas com sucesso para a cura da icterícia. Para crianças, o chá das sementes deve ser dado para matar vermes. O uso da sua tintura é conhecido desde antiguidade, para tratamento de doenças venéreas. Também para controlar os sintomas da menopausa, melhorar a libido sexual, e para diminuir suores noturnos, dores, ou inchaço. A sua semente e folha tem efeitos diuréticos, e contêm propriedades adstringentes e antibacterianas. Seu uso contínuo ajuda a fortalecer a função renal e o aparato digestivo. Proporciona alívio de azia, indigestão e o desconforto estomacal proveniente de comidas picantes.

Semente de Urucum – Benefícios e Como Usar

O chá das folhas regula o nível do colesterol, trata hepatite, disenteria, febre, malária, edema, diminui a pressão sanguínea, e até combate os efeitos de mordida de cobras venenosas. Possui propriedades expectorantes, limpando o muco acumulado, e combatendo a asma, tosse e bronquite.

Modo de Usar:

Ferva 10 folhas em 1 litro de água por 10 minutos exatos. Divida em 3 partes, que devem ser consumidas de manhã, à tarde e à noite. Caso o problema seja no exterior do corpo, faça a mesma receita e aplique de maneira tópica por várias vezes no dia.

No tratamento de hemorroida, deve-se ferver 1 vagem seca em 1 xícara de água, e beber pelo menos 3 vezes na semana, até quando necessário.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O tratamento caseiro é uma boa opção, mas sempre, fale com seu médico a respeito! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.