Semente Chia – Benefícios e Como Usar
Semente Chia é originária do México e suas sementes já eram utilizadas como alimento pelos povos da América Central há muitos séculos, seu nome cientifico Sálvia hispânica L. Também é conhecida como salvia hispanica pois é da família das lamiaceas como o linho e a sálvia.
Benefícios da Semente Chia
A Chia tem sido muito indicada por especialista para completar a nutrição humana, pois nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a ela se tornou conhecida mesmo por seus benefícios em dietas para emagrecimento. Fazer uso da Chia na alimentação incluem benefícios como regular as taxas de colesterol sanguíneo e fortalecer o sistema imunológico, previne envelhecimento precoce, melhora imunidade do organismo, reduz sintomas de déficit de atenção e hiperatividade.
As sementes de chia são consideradas um superalimento porque elas tem:
– Duas vezes mais de proteína de qualquer outro grão;
– Três vezes mais antioxidantes que o mirtilo (blueberry)
– Cinco vezes mais cálcio que o leite;
– Duas vezes mais potássio de uma banana;
– Três vezes mais ferro que o espinafre.
Abaixo compartilhamos mais alguns benefícios de Sementes de Chia
Inchaço: Como é capaz de regular o funcionamento do intestino e a pressão sanguínea diminui a retenção de líquidos diminuindo os inchaços.
Pele: Tal qual a linhaça ela pertence ao grupo das sementes mucilaginosas e formam um gel incolor assim que misturadas à água. Benéficas ao intestino previnem o acumulo de toxinas no organismo deixando a pele saudável.
Bom Humor: Por ser rica em cálcio, ferro e magnésio mantém a saúde óssea auxilia na construção do tecido muscular e no controle do humor e ainda ajuda a combater o estresse.
Doenças: Como grande fonte de vitamina B sua atividade antioxidante tem efeito protetor contra agregação plaquetária, anti-inflamatório e antiviral ela também protege contra doenças cardiovasculares, câncer de pulmão e de estômago e ajuda a melhorar as funções cognitivas.
Proteínas: Devido ao seu perfil de aminoácidos que são a isoleucina, leucina, valina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano existente nas sementes ela é uma perfeita fonte proteica.
Outras doenças: consumir regularmente as Sementes de Chia ajuda a controlar a pressão arterial elevada e o diabetes porque auxilia no controle da glicemia. Por serem isentas de glúten, são uma opção perfeita para celíacos.
Como Usar Semente de Chia
A semente de chia deve ser hidratada de um dia para o outro, em água filtrada. O recomendado é utilizar a quantidade de 1 colher (sopa) da semente para cada 1/2 xícara (chá) de água filtrada, todos os dias.
A chia não pode ser nem triturada e nem mastigada. Ela deve ser hidratada desta maneira os seus nutrientes podem ser melhor aproveitados pelo nosso corpo. Depois de hidratada, de um dia para o outro, surge uma gelatina branca e esta gelatina é que deve ser ingerida, pois é neste estado que podem aproveitar todos os seus benefícios.
Cuidados com a ingestão da Semente de Chia:
É preciso cuidados na hora de ingerir a semente de Chia ela pode absorver muita quantidade de água e crescer até sete vezes mais o seu próprio peso. Consumi-la sem hidratar pode leva-lo a um hospital. Nina Manolson, coaching em saúde, em Boston, Estados Unidos informou que se ingerimos as sementes secas, sem deixá-las em algum líquido para que os absorva antes da ingestão, elas absorverão a água que existe no seu organismo, o que resultara em uma oclusão. Segundo a médica Rebeca Rawl “Ninguém deve consumir as sementes de chia secas. O impacto da semente de chia no esôfago pode ser grande”.
Abaixo compartilhamos vídeo sobre as Sementes de Chia:
https://youtu.be/4cz1KfngiuY
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A semente de chia traz muitos benefícios a saúde! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!