Educação

Selo Postal o Dia Nacional – 01 de Agosto e Sua História

Selo o Dia Nacional é comemorado em 01 de agosto. Com a criação do papel a comunicação entre os humanos melhorou muito já que escrever era um habito antigo. Mas mesmo assim eram poucos os que tinham o conhecimento de escrita.

Selo-Dia

01 de Agosto Dia Nacional do Selo – Sua História

A humanidade evoluiu e a escrita já não era mais privilegio de alguns e com isto aumentou muito o volume de correspondências inclusive por consequência do crescimento do comercio.

Houve então a necessidade de criarem os correios oficiais, para que houvesse um maior controle e segurança nas comunicações. No inicio quem pagava pela correspondência eram os destinatários e não os remetentes. Um inglês Rowland Hill em 1837 notou que havia destinatários que não desejavam receber suas correspondências. Ao investigar o problema soube então que eram colocados sinais em código na parte de fora das cartas e desta forma se mandavam as noticias esperadas.

Com esta prática o destinatário ficava por dentro das noticias e não precisava ver o conteúdo e nem mesmo pagar pelo transporte. Deixando assim os correios com o prejuízo. Hill então instruiu o governo inglês que o pagamento fosse feito pelo remetente das cartas e como recibo indicando o pagamento seria colado à correspondência um quadrado de papel bem pequeno (o selo).  Para garantir que o selo não fosse reaproveitado seria sobreposto um carimbo mostrando o local de onde a carta foi mandada e a data da postagem.

Desta forma em 3 de dezembro de 1839 foi estabelecida uma lei que recebeu o nome de Reforma Postal e no dia 6 de maio de 1840 a Inglaterra emitiu o primeiro selo postal, com a figura da Rainha Vitória que era a regente do pais. Este selo recebeu o nome de Penny Black. Com este sistema adotado houve um grande sucesso e os outros países logo aderiram e o segundo país a emitir um selo foi a Suíça em Cantão de Zurique no dia 23 de janeiro de 1843. Antes no Brasil me 30 de novembro de 1841 foi aprovada uma lei que já estabelecia o uso de selo postal seguindo as normas da reforma inglesa.

Selo-Penny

O Brasil foi o segundo pais a instituir o selo postal mas os três primeiros selos emitidos só aconteceram em 1 de agosto de 1843 e tinha por valores 30, 60 e 90 reis sendo assim fomos o terceiro pais a emitir selos. Os primeiros selos brasileiros receberam o nome de Olhos de Boi porque era muito parecido com os olhos do animal e são considerados os mais famosos selos nacionais.

Selo

É por esta razão que o Dia do Selo ou Dia do Selo Postal Brasileiro é comemorado no dia 1 de agosto. Uma data comemorada pelo Correio Brasileiro e também pelos filatelistas, que são os colecionadores de selos e que hoje conta com milhões ao redor do mundo. Nesta data são feitos exposições e emissão de selos e comemoração a data.

Todos os países tem sua data de comemoração do dia do Selo ligada ao lançamento do seu primeiro selo postal.

Colecionar selos sempre leva a algum período da história e é tido como um passatempo muito importante e com uma quantidade bem grande de adeptos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.

Gostou da matéria em que você acabou de saber a história sobre o dia do selo?  Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.