Saúde

Saúde dos Olhos – Como Manter

Saúde dos Olhos que é sempre muito lembrando em poesias, fala-se de sua beleza, mas muito pouco se investe nos cuidados que se devem ter com eles. No mundo que vivemos cada vez mais se exige dos olhos e os cuidados com sua saúde devem ser feitas desde o nascimento para poder prevenir e tratar o mais cedo possível qualquer problema que possa surgir. Normalmente só se procura por um oftalmologista quando já esta se enxergando mal ou quando acontece uma enfermidade pontual, mas não deve se agir assim.

Saúde dos Olhos – Como Manter

Como Manter a Saúde dos Olhos

Existem complicações que surgem em virtude de hábitos diários que podem ser evitados e deve-se levar em consideração o fator idade, pois no Brasil uma pessoa com mais de 80 anos aumenta em até 30% o risco de ficar cega.

Saúde dos Olhos – Como Manter

Abaixo compartilhamos alguns hábitos que podem manter a saúde dos olhos:

Durma no mínimo oito horas por dia porque o sono e as horas que se dorme pode ajudar a diminuir o cansaço do corpo e dos olhos. Dormir menos de oito horas pode causar vermelhidão ocular, vista cansada e inchaços. Evite ingerir as bebidas alcoólicas porque mesmo elas sendo metabolizadas pelo fígado, produzem resíduos tóxicos que ajuda no envelhecimento precoce das células oculares. Além disso, o álcool causa desidratação o que também afeta os olhos.

Coçar os olhos com muita força faz mal esse habito pode causar uma série de doenças, uma delas é na córnea, chamada ceratocone, que provoca uma mudança negativa na curvatura da córnea. Mantenha uma alimentação balanceada pois isto influencia todo o organismo, inclusive os olhos. A ingestão de vegetais verdes escuros é indicada por fornecer vitaminas benéficas para a retina.

Use óculos escuros com proteção ultravioleta (UV) porque a luz UV é prejudicial às células da retina, causando o envelhecimento precoce delas. Além disso, a incidência de raios UV nos olhos podem provocar catarata precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas da retina. Caso necessite de óculos de grau não deixe de usá-los corretamente, para evitar problemas oculares e incômodos, como dores de cabeça e cansaço das vistas.

Mantenha cuidados durante o tempo seco porque a baixa umidade do ar causa irritação, ardência e vermelhidão ocular, por agravar a evaporação da lágrima. Ventiladores e ar condicionados devem ser evitados, pois eles ressecam ainda mais os olhos. Neste caso, o uso de colírios lubrificantes, conhecidos como “lágrimas artificias”, é muito importante.

É necessário fazer, pelo menos, consultas anuais com um especialista somente ele poderá  avaliar a qualidade da visão e as condições oculares, além de atualizar o grau dos óculos, se necessário. Exames para analisar a pressão intraocular e a retina devem ser feitos periodicamente.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Mantenha os cuidados com seus olhos pois eles são muito importante para o seu bem estar! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.