Saúde do Couro Cabeludo sejam seus cabelos enrolados, lisos, crespos, claros ou escuros, para ter um cabelo bonito se investe em uma grande variedade de produtos e em salões de beleza. E neste processo em busca do cabelo perfeito muitos se esquecem do couro cabeludo onde fica cada fio de cabelo e que carrega consigo tanto os defeitos quanto suas qualidades.
Como Tratar Saúde do Couro Cabeludo
Se o couro cabeludo estiver muito oleoso, sujo ou com excesso de pele os cabelos não conseguem ficar bonitos e saudáveis. Não tratar com cuidado o couro cabeludo resulta em caspa, excesso de oleosidade, descamação e inclusive a falta de nutrição do cabelo.
Abaixo compartilhamos alguns cuidados com o couro cabeludo:
Para quem lava os cabelos todos os dias saiba que embora seja relaxante pode estar prejudicando muito o couro cabeludo. A água quente estimula as glândulas sebáceas que existem nesta região e elas vão produzir mais oleosidade. Se for lavada constantemente o excesso de água pode tirar a oleosidade natural desta área fazendo com que as glândulas trabalhem mais e como resultado é uma aparência engordurada que pode tampar os poros onde passam o fio de cabelo. Para este caso a opção correta é lavar os cabelos em temperatura inferior a vinte e cinco graus e de preferência em dias alternados.
O acumulo de produtos no couro cabeludo também ajuda a entupir os poros e isto prejudica a nutrição dos fios de cabelo. Em especial isto acontece no couro cabeludo de quem opta por usar os xampus que agregam na sua formula também o condicionador e na hora de lavar o produto não é totalmente retirado. O recomendado é que condicionadores e cremes não sejam colocados diretamente no couro cabeludo e o xampu seja retirado totalmente após lavar os cabelos.
O ressecamento do couro cabeludo costuma acontecer em épocas de muito frio e existem produtos apropriados para fazer a hidratação sem que fique oleoso e com os poros entupidos. Existem produtos com princípios ativos como a ureia e o lactato de amônio com alto poder emoliente e que são os mais indicados para estes casos. É bom salientar que os produtos que servem para hidratar o couro cabeludo não são os mesmos usados para hidratar os fios de cabelo.
O calor do secador e da chapinha pode ser atenuado nos fios de cabelos com o uso de produtos específicos, porém não existe produto que proteja o couro cabeludo do calor excessivo, por isso deve-se ter muito cuidado no uso destes recursos. O ideal é manter o secador ao menos trinta centímetros de distancia da raiz dos cabelos e a chapinha aproximadamente um centímetro e meio afastada do couro cabeludo.
Fazer a escova progressiva, definitiva, permanente ou outro procedimento qualquer que faz uso de produtos químicos pode destruir os fios de cabelo e também o couro cabeludo. Por serem produtos ácidos queimam o couro cabeludo e acabam por desencadear a descamação. É muito importante fazer um teste de sensibilidade antes de utilizar qualquer tipo de produto.
A alimentação adequada é muito importante para o couro cabeludo com uma dieta balanceada com aminoácidos e proteínas encontradas nas carnes, ovos e leite que estimulam o crescimento e deixam os fios de cabelos mais fortes. O zinco encontrado nas nozes, frutos do mar, gérmen de trigo e levedo de cerveja ajudam no crescimento e reduzem a oleosidade. O ômega-3 e o ômega-6 encontrados nos s óleos funcionais auxiliam na hidratação dos fios.
Se apesar de usar dos recursos mais simples encontrados em farmácias o incomoda da caspa ou qualquer outro problema persistir deve procurar um médico. É importante a avaliação de um especialista, pois pode haver problemas mais sérios como eczema, a psoríase de couro cabeludo ou alopecia areata. Só o médico é capaz de receitar o remédio adequado para cada caso.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? É necessário cuidar bem do couro cabeludo para ter um cabelo bonito e saudavel! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários