Saúde

Sapinhos em Bebê – Causas e Como Tratar

Sapinhos em Bebê é muito importante  se conhecer algumas noções básicas de higiene para combater contaminações que podem ser causadas por fungos. Em alguns casos, entretanto isto pode se dar por uma queda nas defesas do bebê. As mães, especialmente as que estão amamentando, precisam  ficar atentas porque elas também correm o risco de contaminação.

Sapinhos em Bebe - Causas

Causas de Sapinhos em Bebê

O nome científico do sapinho é monilíase e é uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans que também é responsável pela candidíase e que pode surgir na boca, na língua, gengivas, parte interna das bochechas e até mesmo nos lábios. O sapinho tem um aspecto de um resto de leite que não sai e na região perineal ele se manifesta em forma de bolinhas avermelhadas. Em casos mais graves causam dor, irritação e coceira.

Sapinhos em Bebe -

Nosso organismo abriga uma série de fungos e bactérias, mas em condições normais, convive em harmonia com eles. Seja por estresse ou baixa resistência, eles podem se multiplicar e iniciar algum problema. O sapinho se aproveita da baixa imunológica e gosta de permanecer em lugares úmidos como os bicos de mamadeiras, chupetas que não tem sua higiene feita corretamente e inclusive podem se alojar nas fraldas onde a má ventilação é o ambiente perfeito para sua proliferação. Os bebês em seus primeiros meses estão mais vulneráveis a pegar sapinho já que seu sistema imunológico ainda não esta totalmente desenvolvida. E o habito de colocar qualquer coisa em sua boca é comportamento de risco quando se trata de sapinho.

Como Tratar Sapinhos em Bebê

É muito importante fazer a higienização de tudo que o bebê pode levar a boca. Deixar as áreas cobertas pelas fraldas arejadas auxilia no combate aos ambientes favoráveis a criação de fungos. Se notar que o bebê pode estar com sapinhos é necessário antes de tudo buscar por ajuda de um pediatra para que ele possa passar a medicação correta para o tratamento. É um tratamento demorado que pode levar alguns meses. Não raspe, cutuque ou mexa na área infectada para que o problema não se agrave. As mães que estiverem amamentando devem prestar atenção caso surja alguma ardor na região do bico do seio. O bebê pode transmitir a doença para a mãe e é comum a criança voltar a ter o sapinho porque o seio materno também esta infectado.

Sapinhos em Bebe -roman

Abaixo compartilhamos remédio caseiro para sapinho:

Ingredientes necessários:

– Cascas de 1 romã;

– 250 ml de água.

Modo de fazer:

Coloque a água para ferver e depois de fervida, colocar as cascas de romã. Deixar esfriar e aplicar o chá embebido em gaze sobre as manchas brancas da mucosa da boca da criança. Deixar agir por, aproximadamente, 10 minutos e lavar em água corrente ou pedir para a criança beber água.

Este remédio caseiro para sapinho deve complementar o tratamento do sapinho que deve ser feito com um medicamento antifúngico em forma de creme, como o miconazol ou a nistatina. Lembrando que sempre melhor consultar um médico e não se alto medicar.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Toda criança precisa de acompanhamento médico em caso de necessidade!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.