Diversos

Sapatos Apertados – Problemas e Dicas

Sapatos apertados podem trazer muitos problemas em que, se tornam serio e ocasionam riscos para a saúde. Com a facilidade de compras on-line as mulheres, em sua maioria, se veem estimuladas a comprar e usar sapatos que estão na moda, mas podem não encaixar perfeitamente em seus pés, pois, não havendo a oportunidade de prova-los antes das compras a medida poderá ser inadequada trazendo sérios problemas a saúde.

O resultado é adulto usando sapatos que não são apropriados para sua forma e tamanho de pé. A Universidade de Framingham, nos Estados Unidos fez uma pesquisa recentemente e mostrou que calçar sapatos na juventude que estejam apertados ou desconfortáveis ocasionam deformações, dores e até artrose ao atingir a velhice.

Sapatos-Apertados

Problemas Com Sapatos Apertados

Como resultado, muitos adultos estão usando sapatos que não são apropriados para a sua forma e tamanho do pé. Especialmente as mulheres que são mais propensas a comprar um sapato menor, colocando-se em risco de adquirir calos, joanetes e outras deformidades que podem exigir cirurgia para correção. Aproximadamente 60% das mulheres que utilizam calçados de saltos, chinelos e sandálias dentem a prejudicar muito a sua postura e seus pés segundo os pesquisadores americanos.

São vários os transtornos causados por usar os sapatos apertados entre eles destacam-se as bolhas e calos que se formamdores na face planta do pé principalmente nos dedos e nos calcanhares e também e unhas encravadas. Acompanhada de dores na face planta do pé, um grande desconforto para caminhar e o alívio imediato ao se tirar os sapatos revela o ortopedista Antônio Borja que é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

O médico ainda alerta que insistir no uso de calçados apertados pode causar neuromas, calosidade nas regiões interdigitais e plantares, fascite plantar também conhecida como esporão de calcâneo e a conhecida Joanete. Problemas que podem levar a uma cirurgia no pé.

É muito comum a compra do sapato apertado com a esperança de que ele vá ser alargar com o uso, mas, é importante observar o espaço entre o dedo maior e a ponta do calçado.

Os pés normalmente aumentam com a idade e no final do dia podem ficar maior também por isso ao comprar um calçado tem de se observar se os dedos dos pés se movem com liberdade dentro do calçado escolhido.

O uso de sapatos de salto alto são os principais causadores de problemas entre as mulheres que são viciadas neste tipo de calçado. Abusar no uso destes sapatos pode causar dores nos dedos, na sola do pé e nos calcanhares. Ainda pode encurtar o tendão de Aquiles causando dores crônicas na coluna.

sapatos-apertados.dicasO uso do salto alto é ideal para festas ou para sair ao fim de semana, mas, se for para usar todo dia no seu ambiente de trabalho é muito danoso a sua saúde principalmente para mulheres que começaram a usar este tipo de sapatos já na adolescência.

Engana-se quem pensa que sapatilhas são as ideais, por serem retas e sem nenhum salto com pouco acolchoamento tendem a sobrecarregar as articulações dos joelhos e da coluna lombar podendo causar hérnia de disco. 

O certo é usar calçado tipo Anabela com sola estável e um salto grosso e baixo.

Dicas Sapatos Apertados

Compre seus sapatos no final do dia que é o momento em que seus pés estão mais inchados. Ao experimentar os sapatos fique em pé para sentir o peso do corpo sob a sola do sapato.

Se estiver gravida compre um calçado com um numero maior do que o seu habitual para obter maior conforto. Durante a gravides os músculos relaxam devido aos hormônios e isto da uma sensação de que seu pé cresceu. Também com a idade os pés podem se alargar.

Use saltos finos apenas em dias de festa. Ao usar saltos superiores a 7,5cm perto de 90% do peso do corpo se desloca para frente o que força muito os dedos e a sola dos pés.

Para manter seus calçados sempre novos e não ficarem deformados é bom trocar diariamente o par de sapatos evitando assim machucados nos pés. 

Os saltos ideais são os mais baixos e grossos que evitam o peso do corpo ir para frente. As pessoas mais pesadas ou que já tenham joanetes não podem usar saltos com mais de cinco cm evitando assim machucar seus dedos.

O salto médio normalmente causa maior conforto para mulheres com os pés chatos aliviando a dor nos tendões e nos músculos.

Se a escolha for um sapato de bico fino saiba que ele aumenta muito a incidência de unhas encravada. O ideal é que tenha espaço entre os dedos e uma boa opção é comprar o calçado em um numero maior.

Seu calcanhar suporta 25% do peso de seu corpo por isso busque modelos acolchoados nesta área ou então compre palmilhas em lojas especializadas. Em caso de bolhas procure usar moleskine que são mais confortáveis e muito mais discretos que os outros curativos.

Sapatilhas sem saltos e com pouco acolchoamento provavelmente você terá dores nos joelhos e na sua região lombar. Procure proteger sua coluna optando por sapatos de bico arredondado e com três cm aproximadamente.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Sapatos apertados podem trazer muitos problemas!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • como montar carneiro idraulico

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.