Saúde

Sangue Dourado – Mais Raro Do Mundo

Sangue Dourado ou RH  nulo são raros e quem tem este tipo sanguíneo corre mais riscos do que a maioria da população. “Sangue dourado” chama a atenção e nos leva a pensar em elegância. Entretanto os riscos são grandes para quem esta enfrentando problemas de saúde ou em situações de vida ou morte. O sangue Rh nulo pode ser um “tesouro” ou um risco, dependendo do ponto de vista. Por um lado, pode ser doado a qualquer pessoa com os tipos sanguíneos tradicionais dentro do sistema Rh e Rh negativo. Desta maneira o sangue dourado tem grande capacidade de salvar vidas. Mas,  ele é muito raro e difícil de conseguir por isso recebeu o apelido de “Sangue Dourado”.

Sangue Dourado – Mais Raro Do Mundo

Mais Raro Do Mundo o Sangue Dourado

Para melhor entender o assunto é necessário analisar a classificação dos grupos sanguíneos. Os glóbulos vermelhos que formam o sangue estão cobertos de proteínas que recebem o nome de antígenos. O sangue tipo A tem antígenos A, o sangue B tem antígenos B, o sangue AB tem antígenos de ambos e o tipo O nenhum dos dois. Só são conhecidas aproximadamente 40 pessoas que possuem o Rh nulo. Esse raro tipo sanguíneo pode salvar vidas, mas também representa grandes riscos a quem é portador. Os glóbulos vermelhos também têm outro tipo de antígeno, o chamado RhD, que é parte de uma família formada por 61 antígenos tipo Rh. Quando o sangue tem RhD, é de tipo positivo. Quando não tem, é tipo negativo. Desta maneira que se formam os tipos de sangue mais comuns: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+, O-. O tipo de sangue é vital quando existe a necessidade de se fazer uma transfusão de sangue. Se uma pessoa é do grupo negativo e recebe sangue de um doador positivo, seus anticorpos vão reagir ao detectar células incompatíveis com seu sangue, o que traz risco de morte.

Sangue Dourado – Mais Raro Do Mundo

Com base nessa mesma lógica os portadores de sangue O- são considerados os doadores universais. Como seus glóbulos vermelhos não têm antígenos A, B, nem RhD, o sangue pode mesclar-se com outro tipo sem ser rechaçado como agente estranho. Entre todas as possíveis combinações, o sangue Rh nulo é o mais raro. Um tipo de sangue é Rh nulo quando seus glóbulos vermelhos não têm nenhum tipo de antígeno Rh. Segundo a explicação de Penny Bailey no Mosaic, um portal de investigação biomédica, este tipo de sangue foi detectado pela primeira vez em 1961 em uma mulher australiana. Desde então, só foram registrados 43 casos de pessoas com Rh nulo no mundo todo. Esse tipo de sangue é adquirido de maneira hereditária, segundo explicou à BBC Mundo Natalia Villarroya, médica especialista em hematologia da Universidade Nacional da Colômbia. “Pai e mãe devem ser portadores dessa mutação”, explicou ele.

Sangue Dourado – Mais Raro Do Mundo

Este tipo sanguíneo é tão raro que os  cientistas que conseguiram rastrear os doadores pedem amostras para investigações científicas. E o portador deste tipo raro de sangue paga um preço caro. O Centro de Informação de Doenças Raras dos Estados Unidos diz que quem tem sangue Rh nulo pode ter anemia leve. E se precisar de uma transfusão terá dificuldades porque provavelmente devera de acontecer o transporte do sangue de um país a outro. Atualmente, as pessoas que têm “sangue dourado” vivem em diferentes países, alguns distantes entre si, como Colômbia, Brasil, Japão, Irlanda e Estados Unidos. Devido a sua raridade os portadores de Rh nulo, costumam tirar sangue para guardar de reserva. Para o caso de ter que doar a si mesmos no futuro. Também são encorajados a disponibilizar quantidades para servirem de reservas às outras poucas pessoas que compartilham dessa condição, caso venham a necessitar de transfusões.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Doar sangue é doar vida é muito importante ajudar a quem necessita! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.