Saúde

Saliva Artificial – Como Funciona

Saliva Artificial é indicada para quem costuma ter ressecamento bucal. Este é um problema que incomoda muito. Entretanto já faz algum tempo que se pode encontrar nas farmácias uma fabricação nacional de saliva artificial. Normalmente quem necessita deste medicamento são aqueles que sofrem de xerostomia que é uma Mas secura na boca causada por diminuição ou ausência de saliva.

Saliva Artificial – Como Funciona

Como Funciona a Saliva Artificial

A saliva é um líquido transparente produzido pelas glândulas salivares e eliminada na cavidade oral.  Ela é rica em água, enzimas e sais minerais, a saliva é essencial para manter a boca hidratada, umidificar o bolo alimentar e facilitar a deglutição, digerir o amido e proteger os dentes e as gengivas da proliferação bacteriana. Se houver problema com as glândulas salivares ocorre a xerostomia, dando origem a vários outros problemas A possibilidade de ocorrência é maior conforme o aumento da idade. Os idosos costumam sofrer mais com essa condição por causa da ingestão de medicamentos que possuem como efeito colateral a diminuição da saliva.

Saliva Artificial – Como Funciona

Compartilhamos abaixo alguns problemas causados pela falta de saliva:

– dificuldade para comer, mastigar, engolir ou falar;
– alteração do paladar;
– doenças de gengiva;
– cáries;
– feridas e úlceras bucais;
– irritação, ardência, sensibilidade ou queimação;
– dor na língua ou em outras regiões da boca;
– maior vulnerabilidade da boca às infecções;
– dificuldade no processo de digestão dos alimentos.

A saliva artificial é feita  com mistura de sais minerais presentes na saliva humana em equilíbrio eletrolítico. Veiculada em base gelificante para fornecer sensação agradável à cavidade boca. Sua ação é sintomática e deve ser aplicada na boca em pequena quantidade toda vez que o usuário sentir desconforto. Não se esqueça que é importante buscar auxilio de um profissional para verificar a verdadeira razão da boca seca. No caso das glândulas não estarem muito afetadas, são indicados métodos para aumentar a produção de saliva através de estímulos mastigatórios, gustatórios, farmacológicos e elétricos. O paciente pode ser encaminhado a fazer acupuntura ou uso de laser de baixa potência, que apresentam bons resultados.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A boca seca requer cuidados e já esta disponível a saliva artificial! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.