Receitas

Salada em Pote de Vidro – Vantagens, Cuidados e Receitas

Salada em Pote de Vidro vem ganhado a cada dia novos admiradores. Uma maneira de saborear uma refeição saudável, barata e pratica. Existem muitas vantagens para quem escolhe fazer sua salada e conserva-la em pote de vidro e é muito fácil de preparar. É um costume antigo na França  e nos Estados Unidos por causa da sua praticidade e também porque pode ser consumida a qualquer hora. Para montar a salada e guarda-la em potes de vidro o importante é saber a sequencia dos alimentos a serem guardados e não deixar de usar os produtos bem fresquinhos, guardando tudo sempre na geladeira para que não estrague. Nunca use potes de plástico para este fim porque eles contem substancias toxicas que causam distúrbios no sistema endócrino e podem até deixar seu organismo propenso a alguns tipos de câncer. Isso acontece devido a variação de temperatura ou se a embalagem tiver alguma alteração então as substancias como o Bisfenol-a e Ftalatos aderem ao alimento.

salada-no-pote

Vantagens da Salada em Potes de Vidro

As vantagens são muitas e entre elas podemos mencionar o fato de ser extremamente saudável o habito de ingerir alimentos como verduras e legumes durante as refeições. A praticidade de montar as saladas e também de poder leva-las para comer onde e quando quiser por si só já é uma grande vantagem. As saladas também podem ser feitas num só dia e se devidamente conservadas podem durar até uma semana e mantem-se frescas, crocantes como se tivesses acabado de ser feitas. Alem disso o fato de estar guardada em um pote de vidro faz com que o alimento se conserve por mais tempo sem o perigo de contaminação já que o vidro auxilia até mesmo na qualidade da salada. Pode ser consumida em um prato ou até mesmo no próprio pote. Salada em pote de vidro é o mesmo que uma refeição completa, com proteínas, carboidratos e demais nutrientes necessários para manter sua saúde.

Salada-potes

Cuidados ao Preparar a Salada em Pote de Vidro

Não são todos os ingredientes que podem ser colocados em pote de vidro e para isso são necessários alguns cuidados. Por exemplo a batata palha se usada na salada pode amolecer por isso alimentos crocantes não são os ideais. Os queijos só podem ser usados para consumo no mesmo dia em que a salada for feita e se transportado corretamente em bolsa térmica para que não fique muito tempo sem refrigeração pois correm o risco de ficarem azedos. Molho com iogurte não são os ideais o melhor é optar por azeite e mostarda. Se ao preparar a salada as folhas estiverem bem secas e a temperatura não sofrer qualquer tipo de variação como tirar e colocar de volta na geladeira a salada em pote de vidro pode durar por até três dias.

Ao preparar sua salada, primeiro coloque no fundo do pote o molho escolhido para que suas verduras não murchem. Coloque no meio os ingredientes mais duros sendo que os primeiros a ficar em contato com o molho seriam as proteínas como grãos, os legumes e em seguida os mais leves e crus para não encostarem-se ao molho seriam tomate e milho por exemplo. Por ultimo coloque as folhas como alface, rúcula, agrião e quando for comer sua salada basta balançar bem o pote para que o molho se espalhe.

SAlada-receitasSempre corte os ingredientes bem pequenos já que a ideia é comer no próprio pote e que a salada será seu almoço ou lanche de forma prática, portanto não haverá facas. Use os potes com as bocas mais largas que são mais fáceis para trabalhar. Deixe os ingredientes já cortados e lavados para que possa pega-los e ir fazendo sua salada passo a passo. De preferência ao tomate cereja ao invés do tomate comum ele solta água ao ser cortado e  com isso altera o sabor da salada. O dia que você não tiver muito para fazer então aproveite para deixar os potes de salada prontos para sua semana toda.

Salada-folhas-lista

 

Receitas Para Salada em Pote de Vidro

Ingredientes nescessário:

1/2 xícara (chá) de macarrão tipo fusili; 
8 tomates grape;
8 minimuçarelas de búfala;
1 xícara (chá) de folhas de rúcula baby;
1/2 xícara (chá) de manjericão fresco;
1/4 xícara (chá) de castanha-de-caju ;
1 dente de alho; 
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; 
1/4 xícara (chá) de azeite;
1 cubo de gelo; 
1 colher (chá) de vinagre; 
sal e pimenta-doreino.

Como Preparar:

Leve ao fogo alto uma panela com água. Quando ferver, junte o macarrão e uma colher (chá) de sal. Mexa apenas para misturar. Desligue o fogo um minuto antes do tempo indicado na embalagem. Escorra o macarrão e deixe esfriar. Lave as folhas de rúcula e os tomatinhos. Coloque em uma tigela e cubra com água, adicione o vinagre e deixe de molho por dez minutos. Retire as folhas e os tomates da água e seque. Lave e seque as folhas de manjericão; descasque o dente de alho.

Prepare o molho pesto:  junte as folhas de manjericão, as castanhas-de-caju, o queijo parmesão, o alho, o azeite e o gelo e bata tudo no liquidificador até triturar a castanha e o gelo. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Modo de montar a salada no pote de vidro:  Arrume em camadas na seguinte ordem: o molho pesto, os tomates, o macarrão, a muçarela de búfala e a rúcula. Guarde na geladeira. Quando for usar, chacoalhe o pote para misturar o molho.

Abaixo mais algumas receitas praticas:

Salada Grega: molho para salada, pepino, pimentão vermelho, cebola roxa, azeitona preta, queijo feta, tomates e espinafre.

Salada Cobb: molho para salada (separado para esta específica receita), tomates, avocado, cebolinha picada, ovo cozido, peito de frango, presunto em cubinhos, queijo blue, alface.

Salada de Quinoa: molho para salada, pimentão vermelho, lentilha cozida, queijo  feta, tomates, quinoa e menta picadinha.

Salada de Pasta Caprese: molho de vinagre balsâmico, pasta, tomates, mozzarela fresca e manjericão. Repita a ordem.

Salada Chinesa: Molho para salada de amendoim, edamame (soja verde), pimentão vermelho, lascas de amêndoa, gergelim e acelga (napa cabbage).

Siga sempre a ordem das receitas corretamente.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Faça sua salada no pote de vidro e bom apetite.  Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.