O Transtorno Bipolar é um distúrbio psiquiátrico que é caracterizado por alternações de humor, entre depressão e euforia, esse último podendo ser chamado de mania ou hipomania. Esses períodos podem durar horas, dias, semanas ou meses e também podem variar na intensidade (moderada ou grave).
Esse distúrbio tem como principal público alvo homens e mulheres entre os 15 e 25 anos. Porém não se limita somente a esse público, atingindo também crianças e pessoas mais velhas.
Existem tipos diferentes de Transtorno Bipolar, sendo que cada um deles possui características distintas. São eles:
Tipo I: As fases de euforia (mania) duram em menos que as fases de depressão. Em ambas as fases os sintomas são sempre intensos, provocando mudanças de comportamento e conduta do paciente, e que podem afetar o relacionamento com familiares e amigos, além do desempenho profissional ou escolar. Na fase depressiva, o paciente pode tentar cometer suicídios, de acordo com o caso de gravidade do quadro clínico.
Tipo II: Uma alternância entre episódios de depressão e hipomania. A hipomania é um estado mais leve de euforia e excitação. Nesse tipo do transtorno não há prejuízo para o comportamento e as atividades do portador.
Misto: Os sintomas são característicos do Transtorno Bipolar, porém o tempo e o grau de intensidade que eles ocorrem não são suficientes para classificá-lo como tipo I ou II.
Ciclotímico: É um quadro mais leve, apresentando sintomas que são oscilações de humor entre hipomania e depressão leve. As alternâncias podem ocorrer durante um único dia, e os sintomas podem ser entendidos como temperamento instável.
Causas
Não há ainda uma causa comprovada do Transtorno Bipolar, porém alguns fatores podem ser indícios ou dar início ao distúrbio em questão, como: fatores genéticos; alterações em áreas do cérebro que afetem os neurotransmissores; episódios frequentes de depressão ou estresse prolongado; remédios que inibem o apetite; hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
Sintomas
O paciente para ser diagnosticado com o Transtorno Bipolar deve apresentar alguns sintomas, como:
Mania: estado de euforia; altoestima e autoconfiança em um nível elevado; perda do sono; agitação; desvio de atenção; aumento da libido; compulsão por falar; irritabilidade; impaciência; agressividade e etc. Em casos mais graves, o paciente apresenta delírios e alucinações nessa fase.
Hipomania: os sintomas são semelhantes ao da mania, porém em menor intensidade, não resultando em prejuízo para o paciente ou para as pessoas próximas a ele.
Depressão: humor deprimido; tristeza profunda; apatia; desinteresse; alterações de sono e apetite; redução da libido; cansaço; isolamento social; culpa excessiva; ideias suicidas.
Tratamento
Embora o Transtorno Bipolar não tenha cura, ele pode ser controlado por uso de medicamentos, psicoterapia, mudanças de estilo de vida, eliminar consumo de substâncias como cafeína, anfetaminas, álcool, cocaína e etc.
Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários