Saiba Como Doar Sangue – Informações de Como Fazer
Doar sangue é um gesto solidário e que ajuda a salvar vidas. Muitas campanhas são lançadas todos os anos pedindo doações, mas muita gente acaba não doando por falta de conhecimento dos procedimentos. Para doar, é necessário se dirigir até um posto de saúde ou hospital mais próximo que faça coleta de sangue, ou em um hemocentro. Não são todos os hospitais e postos de saúde que fazem essa coleta, por isso se informe antes para ver qual é o endereço mais próximo de você.
O prazo entre as doações de sangue devem ser respeitados, sendo de 60 dias para os homens e de 90 dias para as mulheres.
Informações de Como Fazer
Para doar sangue é necessário estar de posse de um documento oficial com foto, como carteira de identidade, de trabalho ou de habilitação. O indivíduo que for doar sangue não pode apresentar nenhum sintoma de doença ou resfriado, e em caso de sintomas é necessário que espere até sete dias depois do desaparecimento dos mesmos.
As doações só podem ser feitas por pessoas de 16 até 67 anos. Menores de idade só podem doar com consentimento dos pais ou responsáveis. O peso mínimo é de 50 kg e a pessoa não pode estar em jejum na hora da coleta do sangue, mas deverá evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecede a coleta.
Alguns fatores impedem a doação de sangue e eles são divididos em temporários e definitivos.
Impedimentos temporários:
- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
- Gravidez
- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
- Tatuagem nos últimos 12 meses.
- Situações onde há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
- Pessoas que viajaram para lugares com alta prevalência de malária, como Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins devem aguardar 12 meses.
Impedimentos definitivos:
- Hepatite depois de 11 anos de idade.
- Portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
- Uso de drogas ilícitas injetáveis, mesmo que apenas uma vez.
- Malária.
No dia da doação, a pessoa passa por um teste de glicose e peso. Também é feito um questionário antes da doação, onde algumas questões serão abordadas e todas tem relação com esses fatores que impedem que a pessoa doe sangue. Por isso, responda com sinceridade todas as perguntas.
Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!