Robô Espacial Pousa Em Cometa – Imagens e Vídeo
APÓS VIAJAR MAIS DE 450 MILHÕES DE QUILÔMETROS, A SONDA ESPACIAL ROSETTA, LIBEROU O MÓDULO PHILAE QUE POUSOU NO SOLO DO COMETA 67P/CHURYUMOV-GERASIMENKO, NA MANHÃ DE 12 DE OUTUBRO DE 2014.
Na manhã do dia (12), um robô pousa sobre o solo de um cometa pela primeira vez. Esse feito foi acompanhado pelos Técnicos da Missão Rosetta, que viajou por mais dez anos e, cuja incumbência é de examinar esse corpo celeste. Informações enviadas pelo módulo Philae e rechaçadas à Terra pela sonda Rosetta, que transportou o artefato até às proximidades do cometa, deram conta de que, no início da tarde desta quarta-feira um acontecimento inédito acabara de ser concretizado pela ciência.
A ESA – Agência Espacial Europeia, recepcionou informações por volta das 14:00 horas confirmando que o robô espacial (Philae) assentou-se ao solo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, tratando-se de uma gigantesca massa com superfície irregular composta de gelo e poeira. “Estamos sentados na superfície. Estamos no cometa”, falou Paolo Ferri, um dos componentes da missão Rosetta, logo após ter a confirmação que as transmissões estavam funcionando a contento.
Esse episódio inédito, proporcionará a ciência tentar compreender o começo do nosso Sistema Solar e da origem dos seres viventes. Conforme o cientista Michael Küppers, também um dos participantes da equipe pertencente a missão Rosetta, os cometas são “cápsulas do tempo” que carregam matéria primitiva oriunda da ocasião em que houve a formação dos planetas. Disse ainda, “Os cometas também estão cheios de compostos orgânicos e existe a hipótese de que a vida tenha originado na Terra após a queda desses objetos. Estudando os gases, poeira, estrutura do núcleo e materiais orgânicos no cometa, a missão poderá descobrir a história da evolução do Sistema Solar”.
Acrescentou Michael Küppers, que ás chances de sucesso da missão era de 50%, haja vista o forma irregular do terreno do cometa 67P/Churyumov , além de possuir baixa gravidade dificultando o pouso e, além do mais, existia o risco do robô ricochetear ou errar o alvo e ficar perdido no espaço.
FOTOS:
VER VÍDEO:
http://youtu.be/_k1Ov8se2Ng
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!