Educação

Robô Espacial Pousa Em Cometa – Imagens e Vídeo

APÓS VIAJAR MAIS DE 450 MILHÕES DE QUILÔMETROS, A SONDA ESPACIAL ROSETTA, LIBEROU O MÓDULO PHILAE QUE POUSOU NO SOLO DO COMETA 67P/CHURYUMOV-GERASIMENKO, NA MANHÃ DE 12 DE OUTUBRO DE 2014.

Robô Espacial Da Agência Européia.

Na manhã do dia (12), um robô pousa sobre o solo de um cometa pela primeira vez. Esse feito foi acompanhado pelos Técnicos da Missão Rosetta, que viajou por mais dez anos e, cuja incumbência é de examinar esse corpo celeste. Informações enviadas pelo módulo Philae e rechaçadas à Terra pela sonda Rosetta, que transportou o artefato até às proximidades do cometa, deram conta de que, no início da tarde desta quarta-feira um acontecimento inédito acabara de ser concretizado pela ciência.

Robô Espacial Da Agência Européia. Robô no Cometa

A ESA – Agência Espacial Europeia, recepcionou informações por volta das 14:00 horas confirmando que o robô espacial (Philae) assentou-se ao solo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, tratando-se de uma gigantesca massa com superfície irregular composta de gelo e poeira. “Estamos sentados na superfície. Estamos no cometa”, falou Paolo Ferri, um dos componentes da missão Rosetta, logo após ter a confirmação que as transmissões estavam funcionando a contento.

Robô Espacial Da Agência Européia. Cometa

Esse episódio inédito, proporcionará a ciência tentar compreender o começo do nosso Sistema Solar e da origem dos seres viventes. Conforme o cientista Michael Küppers, também um dos participantes da equipe pertencente a missão Rosetta, os cometas são “cápsulas do tempo” que carregam matéria primitiva oriunda da ocasião em que houve a formação dos planetas. Disse ainda, “Os cometas também estão cheios de compostos orgânicos e existe a hipótese de que a vida tenha originado na Terra após a queda desses objetos. Estudando os gases, poeira, estrutura do núcleo e materiais orgânicos no cometa, a missão poderá descobrir a história da evolução do Sistema Solar”.

Acrescentou Michael Küppers, que ás chances de sucesso da missão era de 50%, haja vista o forma irregular do terreno do cometa 67P/Churyumov , além de possuir baixa gravidade dificultando o pouso e, além do mais, existia o risco do robô ricochetear ou errar o alvo e ficar perdido no espaço.

FOTOS:

Robô Espacial Da Agência Européia. Comemoração

Robô Espacial Da Agência Européia. Cometa

Robô Espacial Da Agência Européia. Rosetta

Robô Espacial Da Agência Européia. Robô

VER VÍDEO:

http://youtu.be/_k1Ov8se2Ng

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.