Saúde

Reumatismo – Doenças e Sintomas

Reumatismo era um termo médico que não é mais utilizado pelos médicos, mas que continua a ser utilizado pelos leigos. Principalmente quando se trata de casos de doenças dos sistemas muscular e osteoarticular de origem não traumática, o que, na prática, acaba por juntar centenas doenças de origens distintas.

Reumatismo - Doenças e Sintomas

Doenças do Reumatismo

Reumatismo acaba sendo um termo para as doenças que  provocam sintomas nos músculos, tendões, ligamentos, ossos e articulações do corpo. Principalmente em idosos e pessoas na meia-idade. Mas todo o corpo pode ser afetado, o que inclui o cérebro, os rins e o coração. Os problemas mais comuns são a artrose e a artrite reumatoide. Também é muito comum ouvirmos a expressão “reumatismo no sangue” como forma de descrever a febre reumática que é uma outra doença completamente diferente. Ela costuma acontecer em crianças com amigdalite bacteriana não tratada. Reumatismo no sangue também não é uma expressão médica, não sendo utilizada em nenhum meio científico.

Reumatismo - Doenças e Sintomas

Hoje a palavra reumatismo foi substituída pelo termo doenças reumatológicas. Não se diz mais que o paciente tem reumatismo, mas sim que ele tem uma doença reumatológicas. Entretanto muito mais importante do que dizer que o paciente tem uma doença reumatológica é identificar qual delas é a causa. A área da medicina que estuda as doenças reumatológicas é a Reumatologia, e o médico especialista é o reumatologista. A reumatologia deixou de tratar apenas o que se chamava de reumatismos e passou a ser uma área de estudo do tecido conjuntivo, que é um grupo de tecidos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos do corpo.  Atualmente, portanto, a reumatologia expandiu sua área de atuação para muito além dos reumatismos, sendo responsável também pelo tratamento de doenças autoimunes e vasculites.

Compartilhamos abaixo doenças que fazem parte da medicina reumatologia:

-Osteoartrite / Artrose;

-Lúpus eritematoso sistêmico;

-Gota;

-Espondilite anquilosante;

-Atrite juvenil;

-Síndrome de Sjögren;

-Esclerodermia;

-Polimialgia reumática;

Fibromialgia;

-Sarcoidose;

-Polimiosite e dermatomiosite;

-Granulomatose de Wegener;

-Púrpura de Henoch-Schönlein;

-Doença de Behçet.

Sintomas do Reumatismo

Mesmo que o reumatismo possa durar a vida toda, seus sintomas são intermitentes. Eles vão e vêm e podem progredir com o tempo. Quando os sintomas surgem podemos dizer que a doença está ativa.

Reumatismo - Doenças e Sintomas

Compartilhamos abaixo alguns sintomas do reumatismo:

-Dor e inchaço nas articulações (pés, mãos e joelhos);

-Fadiga;

-Perda de apetite;

-Rigidez na área inflamada;

-Febre;

-Nódulos reumatoides;

-Elevação da temperatura na região afetada.

Mesmo quando a doença esta no inicio ela pode causar deformação nas articulações, que podem ou não estar acompanhadas de todos os sintomas acima. É muito importante que se procure o medico assim que se tenha alguns dos sintomas acima.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Faça o tratamento com um médico para ter certeza de estar recebendo o medicamento indicado! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.