Saúde

Retinoblastoma – Causas e Sintomas

Retinoblastoma é o tipo muito comum de câncer que acomete nos olhos durante a infância. Ele é um tumor maligno embrionário, originário de células da retina. Esta é a parte do olho responsável pela visão. Pode estar presente desde o nascimento ou aparecer até os cinco anos de idade.

Retinoblastoma – Causas e Sintomas

Causas da Retinoblastoma

O retinoblastoma pode ser hereditário ou não pode estar presente nos dois olhos ou apenas um deles. Se forem bilaterais, os casos são sempre hereditários. Apesar de ser uma doença não muito comum com aproximadamente 400 novos casos de retinoblastoma por ano segundo o Ministério da Saúde. Ele bem agressivo e pode provocar a cegueira e em alguns casos até levar o paciente à morte.

Retinoblastoma – Causas e Sintomas

As causas exatas do retinoblastoma ainda não são totalmente conhecidas. Entretanto de acordo com dados registrados no Hospital Santa Marcelina, em parceria com a TUCCA, 40% dos casos tratados de retinoblastoma são hereditários. Os casos esporádicos não têm causa definida. Existem apenas algumas hipóteses, mas, não comprovadas, como exemplo, a relação com o vírus do HPV que também causa o câncer de colo de útero. Quando diagnosticado precocemente, entretanto, o retinoblastoma é uma doença altamente curável. E inclusive com a preservação da visão e da vida da criança. Existem dois tipos de retinoblastoma a unilateral, quando o tumor afeta apenas um olho. E a  bilateral, quando os dois olhos são afetados.

Sintomas de Retinoblastoma

O principal sintoma de retinoblastoma é a leucocoria, que é um reflexo branco na pupila, vulgarmente conhecido como reflexo do olho de gato. Ele esta presente em 90% dos casos diagnosticados. Essa mancha esbranquiçada indica que uma fonte luminosa está incidindo sobre a superfície do tumor e isto impede a passagem de luz. Sem a passagem de luz, as vias óticas para o centro da visão no cérebro não se desenvolvem e atrofiam. Normalmente esse reflexo branco só é percebido sob luz artificial, quando a pupila está dilatada, ou em fotos, quando o flash bate sobre os olhos. Nos olhos saudáveis, esse reflexo é sempre vermelho.

Retinoblastoma – Causas e Sintomas

Compartilhamos abaixo alguns outros sintomas do retinoblastoma:

-Estrabismo;

-Fotofobia (sensibilidade exagerada à luz);

-Dificuldade visual;

-Aparência anormal do olho;

-Inflamações;

Conjuntivite.

O fator de risco da doença é o caso de um dos pais terem o diagnóstico de retinoblastoma na infância. A doença pode ser hereditária, mas não em todos os casos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Quanto mais rápido for diagnosticado o problema mais rápida é a cura da doença! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.