Diversos

Regras de Como Jogar Taco – Informações

O jogo de taco é derivado de um jogo inglês chamado cricket e é bem antigo, sendo conhecido em outras regiões por outros nomes, como tacobol ou betis. É um jogo de equipe, onde as crianças reúnem os amigos ou primos para jogar e antigamente era muito praticado. Atualmente o jogo perdeu um pouco o espaço, assim como outras brincadeiras de rua, para os brinquedos eletrônicos, mas mesmo assim podemos encontrar crianças que o praticam. O jogo é em dupla e as regras são simples, tendo como objetivo derrubar a "casinha" da dupla rival.

Informações

Para o jogo é necessário dois tacos de madeira, uma bola de borracha e duas casinhas. A bola de borracha pode ser bola de tênis, que são ideais para esse tipo de jogo. As casinhas podem ser algum objeto, como garrafa pet. Para utilizar garrafa pet, é necessário encher a garrafa pela metade com água, para que ela não fique muito leve e caindo com facilidade.

Regras:
É necessário riscar no chão dois círculos de aproximadamente 20 centímetros de diâmetro. A
distância entre um círculo e outro deve ser de 20 a 30 metros.
Esses círculos são a base do ataque e neles são colocadas as "casinhas".
Defina as duplas. Tire par ou ímpar entre as duplas para decidir quem começa com o taco e quem começa com a bolinha. A dupla que começa com o taco é chamada de defensores, enquanto a dupla com a bolinha é arremessadores.
Um membro da dupla de arremessadores começa arremessando a bola em direção à casinha do lado oposto (a casinha do ataque no momento), com o objetivo de derrubá-la. O arremesso deverá ser feito atrás da linha imaginária da base. A dupla do ataque deverá impedir que a casinha seja derrubada, utilizando os tacos para rebater a bola.
Quando a casinha é derrubada, a dupla que arremessou marca um ponto. Quando isso acontece, as duplas mudam de lugar, trocando também as funções de atacar e defender.
Pode acontecer de um dos membros da dupla que está defendendo a casinha não estar com o taco posicionado na defesa e a bola tocar uma parte do corpo desse integrante. Quando isso acontece, a jogada é chamada de "queimada" e não vale ponto.

Quando a dupla defensora rebate a bola, é necessário que os membros corram na direção oposta, invertendo as posições, assim eles marcam um ponto. Durante a corrida, os membros devem bater os tacos. Se não fizerem isso, o ponto não é marcado.
Se a dupla que está defendo a casinha rebater a bola que foi arremessada para trás, a dupla de arremessadores também marca um ponto.
O jogo acaba quando uma das duplas marcar dez pontos.

 

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.