Receitas

Receita Tradicional De Pamonha Com Milho Verde Fresco, Doce Ou Salgada – Que Delícia.

 

RECEITA TRADICIONAL DE PAMONHA COM MILHO VERDE FRESCO, DOCE OU SALGADA – QUE DELÍCIA.

 

Receita Tradicional De Pamonha Com Milho Verde Fresco, Doce Ou Salgada - Que Delícia. Espiga de Milho

 

A Pamonha pode ser doce ou salgada. É um alimento típico do Brasil, feita à base de milho verde e é consumido praticamente em todo o território brasileiro. Por essa e outras razões é que a pamonha possui diversos jeitos de ser preparada, ou seja, cada região possui temperos e formas de acordo com as origens e costumes. Cá entre nós, o milho verde fresco natural já é saboroso, o que dizer então do curau, do bolo e da pamonha se forem bem feitinhos. Só resta dizer, é de dar água na boca.

Confira neste espaço, as receitas que são costumeiramente preparadas em qualquer região: a mais preferidas “doce” e depois a “salgada”.

Pamonha Doce

Ingredientes:

  • 12 Espigas de milho verde fresco;
  • 02 Xícaras (chá) de açúcar;
  • 01 Xícara de (chá) de leite de coco;
  • Reserve palhas das espigas, que serão necessárias para embalar o caldo.

Receita Tradicional De Pamonha Com Milho Verde Fresco, Doce Ou Salgada - Que Delícia. Milho ralado ou cortado

Preparo: Coloque uns 15 litros de água para ferver. Rale o milho rente ao sabugo. Se preferir, os grãos podem ser cortados bem próximos ao sabugo. Adicione e bata os grãos em um liquidificador, juntamente com o açúcar, o leite de coco. Classifique e faça embalagens com as palhas do milho. Com um recipiente, coloque o caldo na embalagem e amarre de forma que fique bem preso, formando então diversos embrulhos (pamonhas).

 

Na água já fervendo, vai colocando um a um as pamonhas e deixe cozinhando aproximadamente por 40 minutos. Retire cuidadosamente as pamonhas e deixe-as escorrer por um tempo. Pode ser consumida quente ou fria.

 

Receita Tradicional De Pamonha Com Milho Verde Fresco, Doce Ou Salgada - Que Delícia. Pamonha

 

Pamonha Salgada:

Ingredientes:

  • 30 Espigas de milho verde fresco;
  • ½ Litro de leite;
  • ½ Quilo de manteiga;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta a gosto;
  • Reserve palhas das espigas, que serão necessárias para embalar a massa.

 

Recheio:

Pode ser

  • 1 Quilo de lingüiça suína ou;
  • 1 Frango pesando cerca de 1quilo e 100gramas.  Tempero: cebola; alho; sal e cheiro verde.

 

Preparando o recheio:

Se for lingüiça. Em uma panela frite a lingüiça. Retire e deixe escorrer o óleo, sendo que o excesso pode ser absorvido com papel. Fatie a lingüiça em peças de 8 a 10 centímetros, que servirá para cada pamonha.

Se for Frango. Faça cortes em pedaços e use os condimentos alho e sal, para temperar. Em uma panela picar a cebola e fritar, em seguida acrescente os pedaços do frango para ser refogado, juntamente com o cheiro verde. Coloque um pouco de água para ser cozido. Após estar cozido deixe esfriar e desfie a carne. Assim sendo, para cada pamonha adicione uma colher de (sopa) de frango desfiado.

 

Fazer a massa:

Rale o milho rente ao sabugo. Se preferir, os grãos podem ser cortados com faca bem próximo ao sabugo. Coloque os grãos no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Em um recipiente coloque a massa e adicione o leite e misture bem e, aos poucos vai coando com uma peneira média ou grande, pode ser coado também com (pano) tecido escaldado. Para auxiliar no escoamento do líquido, no momento em que estiver coando, pressione com uma colher grande ou utilize as mãos para esse fim. Terminado a coação, acrescentar na massa a manteiga derretida juntamente com o sal a gosto e, misture bem. Você vai perceber que a mistura feita, vai ter a mesma uniformidade de massa para bolo.

Isso demonstra que massa esta no ponto para ser embrulhada na palha do milho. Enquanto é realizado o processo de empalhamento da massa, é necessário que se ferva uns 15 litros de água, quantidade satisfatória para que as pamonhas fiquem submersas.

 

Colocando o Recheio:

 

Receita Tradicional De Pamonha Com Milho Verde Fresco, Doce Ou Salgada - Que Delícia. Pamonha pronta

 

Para empalhar a massa e colocar o recheio, proceder assim: Em cada pamonha salgada, classifique duas palhas que não esteja ressecada, porém tem que ser flexível. Com uma das palhas envolve-a entre seus dedos dobrando a parte inferior de tal forma que fique parecido com um copo, ou parecido com qualquer recipiente que possa ser colocado a massa no seu interior. Colocado a massa na palha até uns três dedos da borda, acrescentar o recheio escolhido (de lingüiça ou de frango). Com a outra palha fechar à pamonha como se fosse uma tampa, para isso, utilize o mesmo processo da primeira palha. No meio da pamonha lado externo, passe o barbante ou faça retalhos da palha para amarrá-las bem firme. Esta tudo pronto? Nesse caso, coloque uma a uma e com muito cuidado sobre a água que esta fervendo. Com uma colher grande de preferência que seja de madeira, vai arrumando as pamonhas na água fervente. Ao fim de uns 45 a 50 minutos cozinhando, as pamonhas com sal estão no ponto. É só chamar a família para rodear a mesa e, degustar um excelente alimento genuinamente brasileiro.

 

Não Esqueça. Deixe o seu Comentário.

 

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • receita de pamonha
  • receita de pamonha de milho
  • pamonha de milho
  • pamonha de milho verde
  • receita de pamonha tradicional
  • receita de pamonha salgada tradicional
  • receita de pamonha de milho verde
  • bolo de milho verde fresco
  • receita de pamonha de milho verde tradicional
  • pamonha receita

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

4 Comentários

  1. sonia disse:

    adorei essa receita ja ta dando agua na boca vou chegar em casa e vou fazer

  2. elita Gusmão disse:

    Parabens pela forma qomo escreveram esta receita, está bem compreensível e bem ilustrada;

  3. João Eudis disse:

    Boa receita, em Goiás usam pedaço de queijo nas salgadas.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.