Receitas

Receita de Risoto de Aspargos e Queijo – Que Delícia

 

RECEITA DE RISOTO DE ASPARGOS E QUEIJO – QUE DELÍCIA.

 

Risoto de Aspargos e Queijo - Que Delícia

 

Origem do Risoto.

O risotto é uma refeição típica da Itália, onde fritam suavemente as cebolas e o arbório, ou o arroz em manteiga, e gradualmente se vai deitando carne ou legumes ou outros elementos saborosos, até que o arroz fique cozido e não pode absorver mais líquido.

Risotto significa literalmente arroz pequeno, prato nativo da região Norte da Itália, o qual é específico da Lombardia. O risoto data do século XI quando o sul da Itália estava dominado pelos Sarracenos e esses trouxeram o grão usado para o preparativo do risotto.

 

Comentários Sinopse.

Receita de risoto de aspargos e queijo - que delícia. Aspargo FrescoApós um breve relato da origem do risoto, e de sabermos das possibilidades de introduzir ingredientes ao gosto de cada paladar, é que transcrevemos os preparativos usados pelo Personal Chef – Bruno Garin, onde inclusive, além da receita do Risoto de Aspargos e Queijo, ele faz referências do real tratamento no manuseio do aspargo, conforme segue: “Atualmente nos supermercados encontramos dois tipos de aspargos frescos, aqueles com talos mais finos e compridos ou aqueles com talos mais grossos e curtos. Eu particularmente uso os dois, um para o risoto e outro para a decoração do prato, mas pode ser feito com apenas um tipo tranquilamente. Dica: Os aspargos são legumes extremamente fortes e possuem muitas fibras em seu talo. Para retirar o talo mais fibroso é simples, segure com uma mão no meio do talo do aspargo e com a outra no fim do talo, entorte até quebrá-lo. Feito isso, não jogue fora o talo duro!!! Ele dará um delicioso caldo de aspargos.”

 

Ingredientes:

  • 500g de Arroz para Risoto (Arbório, Carnaroli, Vialone Nano);
  • 12 Unidades de Aspargos Verdes frescos em rodelas finas;
  • 12 Unidades de ponta de Aspargos Verdes Frescos;
  • 1 Unidade de Cebola Roxa em cubinhos;
  • 200g de queijo Brie em cubinhos:
  • 2 Colheres (sopa) de Manteiga sem sal;
  • 2 Colheres (sopa) de Azeite de Oliva;
  • 250ml ou um cálice de Vinho Branco;
  • 1,5l de Caldo de Legumes ou de Frango;
  • Sal e Pimenta a gosto.

 

Preparo:

Primeiro Passo – Retire o talo mais fibroso dos aspargos e leve para ferver junto com o caldo de legumes ou de frango. Branqueie o restante dos aspargos. Processo simples. Ferva dois litros de água com uma colher (sopa) de sal, deixe os aspargos durante dez segundos na água e retire-os colocando imediatamente na água gelada para dar um choque térmico. Este processo não agregará mais sabor no seu risoto, apenas dará brilho e cor aos aspargos e deixará seu prato mais belo e atraente.

Segundo Passo – Em uma frigideira, adicione uma colher de manteiga e salteie rapidamente as pontas dos aspargos, acerte o sal e reserve. Elas devem ficar macias e brilhantes.

Em fogo baixo, refogue a cebola no azeite. Assim que murchar junte os aspargos em rodelas refogando mais um pouco e em seguida adicione o arroz e frite-o rapidamente. O arroz não precisa ser lavado. Em fogo médio, adicione vinho branco até cobrir o arroz e espere reduzir para que evapore todo seu álcool. Feito isso, vá adicionando aos poucos o caldo de legumes até cobrir o arroz. Repita este processo umas três ou quatro vezes. Mexa Constantemente para não grudar nas laterais e no fundo da panela.

Assim que o arroz estiver AL dente, desligue o fogo, adicione o queijo Brie, misture até o queijo derreter e acerte o sal. Por último adicione a manteiga para dar sabor e brilho ao seu risoto.

Finalizando – Num prato raso disponha uma colher grande de risoto e por cima duas pontas de aspargos e cubinhos de queijo Brie. Regue com um pouco de azeite de oliva de sua preferência. Para decorar use flores de capuzin, salsinha picada e chips de prosciutto.

 

Rendimento: 06 Porções

Personal Chef – Bruno Garin

Que tal conhecer outros pratos requintados elaborados pelo Chef – Clique Aqui

 

Não Esqueça. Deixe o seu Comentário.

 

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • risoto de aspargos
  • risoto de aspargos com queijo
  • receita de risoto de aspargos com queijo brie
  • risoto de aspargos com queijo brie

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.