Artesanato

Quilling Arte Com Papel – Passo a Passo, Formatos e Vídeo

Quilling arte com papel também conhecida como filigrana em papel é um artesanato que usa tiras de papel enroladas, moldadas e coladas criando assim desenhos para decoração.

Quilling é feito enrolando papel em volta de uma pena de cria e uma base bobina de forma. Cola-se o papel na ponta da bobina. Esta bobina é apropriada para com o papel fazer arranjos de flores, folhas e outros ornamentos padrão muito parecido com os de ferro.

No inicio o Quilling era feito com fios de metal, prata e ouro em desenhos próprio para joias ou outros tipos de artesanatos e atualmente ainda é feita em muitos países onde originou esta técnica. Com este método é possível fazer muitos tipos de artesanatos como quadros decorativos, cartões decorados para presentes, etiquetas, convites para casamento, borda de porta retratos e muitas outras coisas.

Quilling

Veja o Passo a Passo – Quilling Arte Com Papel

Para a arte do Quilling o papel mais usado é o Color Plus ou qualquer papel com a gramatura entre 75g/m², 80g/m², 90g/m² até 120g/m. O papel Color Set não é muito indicado por serem tingidos com tinta contendo álcool e ao se usar a cola eles mancham e desbotam muito rápido. O Color Plus costuma não soltar tinta mas é sempre muito bom fazer um teste. `

Quilling-Anima

As tiras mais usadas são as com tamanho de 3mm, 5mm ou 6mm. É possível cortar manualmente ou utilizar uma fragmentadora que deixa as tiras com 3mm.  Se quiser pode usar as tiras com tamanhos maiores para fazer rosas por exemplo.

Uma aula básica passo a passo para iniciantes:

Primeiro separe o desenho desejado e verifique se tem todo material necessário para começar o artesanato. As tiras de papel podem ser medidas com uma régua, corte no comprimento indicado nas instruções do seu projeto. Para fazer o rolinho coloque a pontinha do papel cortado dentro do vão que fica na ponta da pena de quilling. Para que o rolinho fique uniforme e facilitar na hora de enrolar segure a pena no mesmo ângulo da tira de papel. Com o seu dedo indicador e o polegar ajude a guiar o papel. Enrole até terminar a tira e então  de um quarto de volta na sua direção como se fosse desfazer a volta e muito suavemente retire o rolinho da pena. Vá montando o arranjo e quando estiver do seu gosto use um pouco de cola para juntar os rolinhos formando o desenho escolhido. Pegue a base escolhida e fixe os rolinhos para isso use um palito de dente e aplique uma camada bem fina de cola na base dos rolinhos.

Alguns Formato de Rolinhos – Quilling – Passo a Passo

Na foto abaixo estão alguns formatos de rolinhos. Com esses tipos de rolinhos é possível montar uma variedade de desenhos e são formas básicas para quem esta iniciando no mudo do Quilling.

Quilling-Formas

1. Rolinho Apertado: Enrole a tira de papel e antes de retira-la da pena cole o seu final. Tire-o suavemente e com cuidado. Este tipo de rolinho, bem apertado é indicado para ser usado como elemento de um desenho ou para serem colados sob a outra forma levantando-a dando a impressão de dimensão.

2. Espiral Frouxa: A mais comum dos rolinhos, e é feito antes de apertar um dos lados do espiral com o indicador e o polegar para formar outras formas de rolinhos. Enrole a tira de papel e tire-a da pena de quilling deixe-a aberta e não cole a ponta de fora. Coloque-a sobre um molde de círculos igual a régua de quilling. Caso você não tenha esta régua pode adaptar usando um gabarito de círculos comprado em papelaria, e no final coloque uma gota de cola para fechar.

3. Espiral solta: Enrole a tira de papel e tire-a da pena deixando-a aberta não cole a ponta.

4. Espiral descentralizada: Este rolinho tem o centro fora do lugar. Faça um rolinho frouxo, coloque na régua de Quilling e deixe-o solto pra que se ajeite no tamanho do circulo escolhido e por ultimo cole o final para manter a forma da régua

5. Espiral multi cor: Use duas tiras de cores diferentes e cole-as em uma das extremidades enrole na forma escolhida e use quantas cores desejar. 

6. Várias Cores: Pode-se colar tambem outra cor na extensão da tira de papel e colar. Para que seu rolinho não fique muito pesado utilize papel de espessura mais fina.

7. Oval: Use a espiral frouxa e belisque gentilmente um dos lados, mas não pode apertar até o centro do rolinho.

8. Meia Lua: Com a espiral frouxa belisque em dois lados mantendo o indicador bem no meio. Fazendo deste jeito o rolinho ficara com um lado esticado e o outro curvado.

9. Gota: Com a espiral frouxa belisque um lado do circulo para moldar o formato da gota.

10. Pétala: Com a espiral frouxa belisque um lado do circulo da mesma forma que a gota e incline suavemente para um lado para dar a forma da pétala.

11. Olho: Com a espiral frouxa belisque os lados contrários do circulo.

12. Folha: Com a espiral frouxa belisque dois lados opostos ao circulo deixando com a forma de um olho. Ao beliscar vai curvando rapidamente as pontas dando o formato da curva das folhinhas.

13. Coração: Também com a espirar frouxa belisque um lado deixando com o jeito de gola e com o indicador e polegar segure dois lados do outro lado e va juntando aos poucos fazendo uma dobra central.

14. V em espiral: Pegue sua tira de papel e dobre ao meio vá enrolando as extremidades para o lado de fora até que alcance o tamanho necessário.

15. Antena de inseto: Faça o mesmo procedimento do V em espiral, mas com extremidades bem menores e os rolinhos pequeninos.

16. T em espiral: Dobre a tira de papel bem no meio e vá enrolando as pontas para dentro.

17. Coração em espiral: Dobre a tira de papel ao meio e enrole as pontas em sentido do interior.

18. Espiral solta: Enrole a tira em espiral em torno da pena.

19. Espiral ondulada: Para criar um efeito de ondas pegue a tira de papel e passe por um ondulador de papeis. Enrole a tira ondulada em espiral frouxa e faça a forma escolhida como feito nas outras tiras.

20. Ondulação com tesoura: Se precisar fazer um ondulado leve em sua tira de papel pegue uma tesoura e com a lamina voltada para dentro na sua mão direita e a tira de papel na outra mão. Encoste levemente o meio da tira na lamina e segure ligeiramente com o polegar da sua mão direita firmando o papel na lamina. Puxe bem suavemente para baixo desta forma o papel ficara com suas pontas onduladas e em curva.

Vídeo exemplo – Arte Com Papel Quilling

https://youtu.be/kDQOjbBLQL8?list=PL2B4131584D8276FB

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.