Saúde

Queimaduras de Água Viva – Dicas de Tratamento e Do Que Não Fazer

Queimaduras de Água Viva costumam da uma dor forte no local. Se esta dor for muito intensa deve-se procurar um pronto socorro mais próximo. Mas, nem todos os casos precisam de atendimento médico. A maior parte daqueles que sofrem esta queimadura podem fazer um tratamento comum em casa.

Queimaduras de Água Viva – Dicas de Tratamento e Do Que Não Fazer

Dicas de Tratamento Para Queimaduras de Água Viva

Com a chegada do verão os acidentes na praia com água viva crescem muito. Elas são cnidários que se reproduzem no verão. Nesta época também aumenta o número de queimaduras nos banhistas.  Quando a pele entra em contato com os tentáculos da água-viva, o veneno neles contido pode causar dor, ardência e vermelhidão muito parecida com uma queimadura.

Queimaduras de Água Viva – Dicas de Tratamento e Do Que Não Fazer

Compartilhamos abaixo algumas dicas de tratamento para água viva:

Água do mar impede que haja a liberação de toxinas causada pela água viva. Por isso é importante manter a pele molhada com água do mar. Não coloque álcool ou qualquer outra coisa no local. Por isso, em um primeiro instante, mantenha a pele molhada com água do mar.

A babosa e calêndula pode ser usada depois de lavar bem a ferida com água do mar. Aplique o gel da babosa ou pomada de calêndula para aliviar as dores.

Retire todos os tentáculos com uma pinça.  A água viva costuma deixar tentáculos fincados na pele. Estes tentáculos podem ser removidos com uma pinça com ajuda da água do mar. Evite colocar água doce que pode fazer com que os tentáculos liberem mais toxinas no seu organismo.

Vinagre de maçã é outro remédio caseiro que pode ser utilizado nos primeiros socorros de uma queimada de água viva . Basta aplicar  o vinagre diretamente na queimadura, deixe-o agir por 30 segundos. Dessa forma, o veneno da água viva pode ser neutralizado.

Óleo de Melaleuca ajuda a desinfetar a ferida causada pelas queimaduras de água viva. Também conhecida como árvore do chá, a melaleuca é antibacteriana, antifúngica e cicatrizante.

Bicarbonato de sódio também é uma excelente opção no tratamento de queimadura por água viva. Basta fazer uma pasta utilizando o bicarbonato e apenas um pouquinho de água do mar. Aplique a mistura sobre a ferida e deixe agir por 1 minuto, sem mexer ou coçar. O alívio da dor acontece rapidamente.

Dicas Do Que Não Fazer Em Queimaduras de Água Viva

Em alguns casos mesmo fazendo estes tratamentos e remédios caseiros para queimaduras de água viva, podem acontecer complicações. Os remédios caseiros só podem ser usados se a pele, no local da queimadura, estiver integra. Se existir feridas, pode acontecer uma infecção. Neste caso,  é necessário que o tratamento seja feito no pronto socorro. Na duvida sempre procura a ajuda de um profissional para acompanhar o seu tratamento.

Queimaduras de Água Viva – Dicas de Tratamento e Do Que Não Fazer

Compartilhamos abaixo dicas do que não se deve fazer em Queimaduras de Água Viva

-Se os remédios não fizerem efeito rapidamente e você sentir falta de ar ou tontura, não vá para casa.Se dirija imediatamente ao hospital;

-Não aplique urina sobre a ferida;

-Não aplique amônia ou álcool no ferimento;

-Não aplique pomadas anafiláticas ou cortisonas. Seu efeito em queimaduras de água viva são muito lentos e podem fazer com que o veneno permaneça por mais tempo no seu organismo;

-Não limpe o ferimento com água doce, ela pode fazer com que haja maior envenenamento do organismo.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Queimadura de água viva tem uma dor intensa e precisa ser tratada rapidamente! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.