Receitas

Queijos Vegetais – Receitas

Queijos Vegetais para quem não quer mais consumir laticínios ou suas condições de saúde exigem como a intolerância à lactose. A alergia às proteínas do leite atinge muitas pessoas acabam tendo que limitar ou cortar totalmente os produtos que a lactose. Para  quem tem alergia às proteínas do leite, não tem jeito: mesmo uma quantidade mínima desse ingrediente pode desencadear uma crise de saúde. Esta é uma excelente opção para serem utilizados em sanduíches, pizzas, lasanhas ou petiscos. O queijo é um alimento bastante apreciado na nossa culinária.

Queijos Vegetais - Receitas

Receitas de Queijos Vegetais

Para quem sente falta da textura desse alimento e das possibilidades que ele oferece para inúmeras receitas, pode ser uma boa ideia experimentar os queijos vegetais, que são isentos de leite animal. Entre esses produtos, o mais conhecido é o tofu. O queijo japonês à base de soja. Mas, os queijos vegetais podem ser produzidos a partir de diversos outros ingredientes.

Queijos Vegetais - Receitas

Compartilhamos abaixo receitas de queijo vegetal:

Queijo vegetal de mandioca (aipim) ou batata tipo muçarela: fica bem consistente e pode ser derretido. Utilize em sanduíches aquecidos e em pratos que vão ao forno, como pizza e lasanha.

-Ingredientes Necessários:

-1 caixa de mandioca (aipim) ou batata em cubos cozida no vapor;

-2 xícaras de chá de caldo de legumes;

-1 xícara de chá de polvilho doce;

-1 xícara de chá de polvilho azedo;

-½ xícara de chá de azeite;

-1 colher de chá de sal;

-Suco de ½ limão;

-1 colher de café de ervas finas;

-1 colher de café de cúrcuma.

Modo de preparar:

Amasse a  mandioca ou batata com um garfo até formar um purê. Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata até obter um creme uniforme.

Despeje o creme em uma panela e leve ao fogo médio por cerca de 8 minutos, mexendo sempre para não grudar. O ponto é atingido quando ela se torna mais firme, desgruda da panela e forma um fio quando puxada com a espátula. Se a mistura começar a levantar fervura, diminua a chama. Transfira a massa para um recipiente cilíndrico ou retangular, conforme o formato desejado para o queijo. Leve à geladeira até ficar bem consistente e desenforme.

Queijo vegetal de mandioquinha (batata-salsa ou batata-baroa): Este queijo tem sabor suave, entre a mozarela e o brie. Dica: antes de consumir, grelhe o queijo vegetal na chapa.

Ingredientes Necessários:

-½ caixa de mandioquinha cozida no vapor;

-1 xícara de água;

-1 ½ xícara de chá de polvilho doce;

-¾ de xícara de chá de polvilho azedo;

-3 colheres de sopa de azeite de oliva;

-1 colher de chá de sal;

-Suco de ½ limão;

-1 colher de chá de levedura de cerveja;

-½ colher de chá de açafrão em pó.

Modo de preparar:

Misture os polvilho, a levedura de cerveja, o sal, o açafrão, o suco de limão e o óleo em um recipiente e reserve. Bata a mandioquinha no liquidificador com a água, formando um creme de textura líquida.

Aqueça o creme de mandioca até ficar morno e adicione ao restante dos ingredientes. Misture até obter uma massa uniforme e transfira para um recipiente untado. Deixe na geladeira e espere cerca de 2 horas para desenformar. Corte em fatias e toste seu queijo na frigideira.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deliciosas opções para quem esta com dieta restritiva de lactose! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.