Utilidade Pública

Quais São as Causas do Mau Hálito de Cães e Gatos – Como Prevenir e Cuidados

mau-halito-animalO mau hálito é muito comum em humanos, que é o odor desagradável que sai da boca das pessoas e pode ser sinal de falta de higiene bucal, como também de outros problemas gastrointestinais. No entanto, os animais também podem apresentar esse desagradável problema. Nada mais incômodo do que você brincar com seu pet e ao se aproximar, perceber que ele está com mau-hálito. Isso é comum, principalmente entre gatos e cães de pequeno porte, pois são mais suscetíveis a desenvolver as causas do mau hálito.
A causa mais comum desse mal é falta de higiene bucal e de escovação, que pode ocasionar placas bacterianas, infecção na gengiva, tártaros e etc. Mas existem outros fatores que influenciam, como problemas gastrointestinais, no sistema respiratório, ou patologias na boca. Animais de idade avançada podem desenvolver mau-hálito também.

Como Prevenir e Cuidados

Independente da idade do seu animal de estimação, é necessário a escovação dos dentes pelo menos uma vez ao dia, evitando placa bacteriana, tártaro, infecções na gengiva e nos dentes. Caso você tenha o hábito de fazer a higiene bucal do seu pet regularmente e perceber que isso não é um problema relacionado a esse tipo de cuidados, procure um médico veterinário.
Se o problema for apenas periodontais ou tártaro, o tratamento consiste em retirar totalmente as placas bacterianas e extrair os dentes que estiverem comprometidos. O procedimento é feito por um especialista e com o animal sedado. Em caso de problemas mais graves, como os gastrointestinais, o médico precisará efetuar exames para concluir o diagnóstico a ser feito.
Alguns procedimentos devem ser feitos para prevenir o mau-hálito e demais problemas:

  • Leve o animal ao veterinário em consultas regulares;
  • Cobre sempre uma avaliação bucal do pet para especialista, pois assim ele poderá diagnosticar precocemente algum problema;
  • Opte por rações que sejam de qualidades;
  • Escove diariamente os dentes do animal de estimação;
  • Use produtos específicos para animais e nunca creme dental humano ou escova de dente humana.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.
 

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

2 Comentários

  1. Ana Cristina disse:

    Olá,tem uma cadela Poodle que está bem velhinha eestá com inflamação dos dentes,muito mal cheiro e secreção,deu bicho e comprei Capstar e Cefalexina e administrei nela,,pois ainda não melhorou e não tenho condições para tratá-la numa clínica particular,estou ligando pra vários lugares gratuito e só dá ocupado e não sei o que fazer,pois, estou sem grana e ficando desesperada, não quero perdê-la.

  2. Ana Cristina disse:

    Meu tel é 964301934 ou 32926139,crispostiga@hotmail.com,Ana Cristna

     

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.