Saúde

Psoríase – Causas, Sintomas e Tratamento

A psoríase é uma doença de pele muito comum que tem lesões avermelhadas e descamativas que surgem geralmente formando placas. Elas se encontram normalmente no couro cabeludo, cotovelos e joelhos, e os pés, mãos, unhas e a região genital também podem ser comprometidos. O tamanho da psoríase pode ser em pequenas lesões localizadas até mesmo vir a comprometer toda a pele.

Psoríase - O Que É, Causas Tratamento

Causas da Psoríase

A psoríase é considerada uma doença crônica, autoimune o que quer dizer que o organismo ataca ele mesmo ela não é contagiosa e que pode ser rotineira. Sua  gravidade pode variar apresentando-se de formas leves e são de fácil tratamento ou em casos mais sérios ter uma tamanho muito extenso, levando até  à incapacidade física, atacando inclusive as articulações.

Psoríase -O Que É, Causas Tratamento

Não se conhece a causa exata da psoríase o que se sabe ao certo é que no sistema imunológico existe uma célula conhecida como célula T, que tem por finalidade percorrer o corpo humano em busca de elementos estranhos, como os vírus e bactérias, com o objetivo de combatê-los. Quando se tem a psoríase, as células T atacam as células saudáveis da pele, com o intuito de cicatrizá-las achando que pode ser uma ferida ou uma infecção.

Psoríase  Causas

A genética pode ser uma das causas determinante em boa parte dos casos de psoríase, entretanto os fatores ambientais também podem estar envolvidos. Uma em cada três pessoas com psoríase informa ter um parente com a doença, e acredita-se que dez por cento da população pode herdar um ou mais genes que podem facilitar o desenvolvimento da psoríase.

Abaixo compartilhamos algumas possíveis causas da psoríase:

– Infecções de garganta e de pele;

– Lesões na pele, como feridas, machucados, queimaduras de sol ou outras de natureza física, química, elétrica, cirúrgica ou inflamatória;

– Estresse;

– Variações climáticas

– Fumo

– Consumo excessivo de álcool

– Medicamentos, como alguns prescritos para transtorno bipolar, pressão alta e malária;

– Alterações bioquímicas, ou seja, do metabolismo de algumas substâncias na pele;

Sintomas da Psoriase

Quando as células T atacam as células saudáveis da pele pode haver muitas consequências, entre elas a dilatação de vasos sanguíneos e o aumento no número de glóbulos brancos, que chegam as camadas mais externas da pele muito rapidamente, provocando lesões avermelhadas. Este pode ter ciclo ininterrupto, que só termina com o tratamento adequado.

Psoríase

Abaixo compartilhamos alguns sintomas mais comuns da psoríase:

– manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas;

– pequenas manchas escalonadas;

– pele ressecada e rachada, às vezes, com sangramento;

– coceira, queimação e dor;

– unhas grossas, sulcadas ou com caroços;

– inchaço e rigidez nas articulações.

Na psoríase moderada pode-se sentir somente um desconforto por causa dos sintomas; mas, nos casos mais graves, a psoríase pode ser dolorosa e provocar alterações que trazem muito transtornos a qualidade de vida e na autoestima do doente. Por isso é fundamental que se procure o tratamento médico o quanto antes.

Tratamento da Psoríase

O tratamento da psoríase é muito importante para se ter uma melhor qualidade de vida. Nos casos leves é necessário hidratar a pele, aplicar medicamentos tópicos somente na região das lesões e exposição diária ao sol. Estes são suficientes para melhorar o quadro clínico e favorecer o rápido desaparecimento dos sintomas.

Psoríase - Tratamento

Nos casos em que a psoríase é moderada, quando o tratamento mais simples foi feito e não houve melhora dos sintomas, o tratamento utilizado é a exposição à luz ultravioleta A PUVAterapia. Este tipo de tratamento utiliza combinação de medicamentos que aumentam a sensibilidade da pele à luz, os psoralenos (P), com a luz ultravioleta a (UVA), comumente em uma câmara emissora da luz. A sessão da PUVAterapia demora alguns minutos e a dose de UVA é cai aumentando gradualmente, dependendo do tipo de pele e da resposta individual de cada paciente ao tratamento. O tratamento também pode ser feito com UVB de banda larga ou estreita, com menores efeitos e pode ser, indicado para gestantes.

Psoríase -

Nos casos mais graves, é preciso iniciar tratamentos utilizando medicação via oral ou injetável.

A psoríase pode impactar de maneira significativa a vida e a autoestima do paciente e isto ajuda a piorar o quadro. Justamente por isso o acompanhamento psicológico é indicado em alguns casos. Outros fatores auxiliam no tratamento e até mesmo o desaparecimento dos sintomas são uma alimentação balanceada e a prática de atividade física diariamente.

O tratamento prescrito não pode ser interrompido de maneira nenhuma sem autorização do médico, pois isto poderá piorar a psoríase.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A Psoráse é um problema sério de pele que deve ser tratado rapidamente por um especialista! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. jose carlos cesarino junior disse:

    eu sou jose carlos e tenho psoriase a mais de 20 anos e nao consegui ate hoje me livar dela,os medicos que eu passei so me passaram remedios que nao funcionou em nada foi a pomada proprionato de clobetasol e o tecnomet 2,5 mg. ate hoje cinto muinta coseira e ardor, muito dificil pr mim .nao tenho vontade de fazer nada. estou desanimado em todas as areas, pela misericordia de deus estou estudando de novo.obrigado por me ouvir,esta muito dificil

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.