Saúde

Propriocepção ou Cinestesia – Como Funciona e Exercícios

Propriocepção ou Cinestesia é a capacidade que o corpo tem de avaliar qua a  posição que  se encontra. O objetivo é de manter o perfeito equilíbrio parado, em movimento ou ao realizar esforços. Ela acontece devido a existência dos propriceptores que são células que ficam nos músculos, tendões e articulações e que enviam as informações ao Sistema Nervoso Central. É ele  que irá organizar a parte do corpo, mantendo a posição correta tanto parado como em movimento.

Propriocepção ou Cinestesia - Como Funciona e Exercícios

Como Funciona a Propriocepção ou Cinestesia

A propriocepção é muito importante para manter o equilíbrio corporal, juntamente com o sistema vestibular que se encontra dentro do ouvido e o sistema visual, que também são indispensáveis para poder se ficar em pé, sem se desequilibrar.

Se o sistema proprioceptivo não estiver corretamente estimulado existe um maior risco de quedas e entorses. Justamente por isso é importante o treino em praticantes de atividade física, mas também como fase final da reabilitação de todos os casos de traumato-ortopedia.

A propriocepção pode ser classificada como Propriocepção consciente aquela que acontece através de proprioceptores, que permitem andar sobre uma corda bamba, sem cair ou em Propriocepção inconsciente onde as atividades involuntárias são feitas pelo sistema nervoso autônomo para regular as batidas do coração, por exemplo.

Realizar exercícios de propriocepção em consultas de fisioterapia é importante, para melhorar o equilíbrio e os movimentos precisos do corpo. E também para evitar a piora de lesões desportivas, como distensão muscular, ensinando o corpo como se movimentar para proteger a área afetada.

Exercícios de Propriocepção ou Cinestesia

Os exercícios proprioceptivos são muito indicados quando acontece uma lesão na articulação, músculos e/ou nos ligamentos. Eles sempre devem  ser orientados por um fisioterapeuta para ajustar os exercícios ao que o paciente realmente necessita.

Propriocepção ou Cinestesia - Como Funciona e Exercícios

Compartilhamos abaixo alguns tipos de exercícios de  Propriocepção:

-Caminhar numa linha reta durante 10 metros, com um pé à frente do outro;

-Caminhar por 10 metros em diferentes tipos de superfícies, como chão, colchonete, travesseiro;

-Caminhar numa linha reta usando apenas ponta dos pés, calcanhares, borda lateral ou interna do pé, de forma intercalada;

-O terapeuta fica atrás da pessoa e pede para que ela fique num pé só e passe a bola para trás, rodando apenas o tronco;

-Fazer 3 à 5 agachamentos com apenas 1 pé no chão, braços estendidos à frente, e-depois com olhos fechados;

-Ficar de pé sobre uma superfície arredondada, como uma bola meio murcha ou balancim, por exemplo;

Propriocepção ou Cinestesia - Como Funciona e Exercícios

-Ficar num pé só sobre uma superfície instável como o balacim ou bola murcha e desenhar um círculo no ar;

-Pular na cama elástica, elevando um joelho de cada vez;

-De pé no balancim, fechar os olhos enquanto o terapeuta empurra a pessoa para a desequilibrar e ela não pode perder o equilíbrio;

-Sobre uma superfície instável jogar bola com o terapeuta, sem desequilibrar.

Estes exercícios podem ser realizados diariamente, durante cerca de 10 à 20 minutos desde que não provoque dor. Colocar uma bolsa de água fria no local afetado pode ser útil para diminuir a dor, e o inchaço que pode aparecer após o treino.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A capacidade que o corpo tem de manter o seu equilíbrio! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.