Informações Proibição nas Vendas de Andadores Infantis
Os andadores são aparelhos que possuem uma estrutura de formatos variados, dentro dos quais a criança fica presa por meio de um suporte de tecido e com rodas na parte inferior, que possibilita que o aparelho se desloque em diferentes direções. O objetivo dos aparelhos andadores é ajudar a criança que possui idade de 6 a 15 meses, a aprender a andar.
Embora a ideia de proporcionar liberdade para o bebê e ser um estímulo para aprender a andar, os andadores são considerados perigosos e um dos maiores causadores de traumatismos infantis. Isso porque as crianças estão sujeitas à quedas de escadas e mesmo dentro do aparelho, a criança pode ter acesso à objetos quentes, como panelas, e se queimar.
Além disso, especialistas afirmar que o andador pode também retardar o desenvolvimento motor da criança, pois atrasa a atividade muscular já que o bebê fica pendurado, sem mexer pernas ou articulações, também aumentando as chances de traumatismo.
Desde o início de 2013, a Sociedade Brasileira de Pediatria estava com uma campanha pra vetar a comercialização do produto no Brasil. Em Passo Fundo (RS), desde 2010 é proibida a venda de andadores, sendo a decisão tomada depois da morte de um bebê. No Canadá, não só a venda é proibida, como a importação e anúncios de andadores também foram vetados, depois de realizarem uma pesquisa e constatarem que milhões de lesões infantis foram causadas pelos aparelhos. Já em outros países, como Austrália, existe um conjunto de exigências de segurança para o produto, e são colocados à venda somente os que cumprem todos os quesitos.
Segundo informações da Associação Brasileira de Produtos Infantis (Abrapur), os fabricantes irão recorrer a decisão judicial, alegando que os andadores são utilizados no mundo todo, e que acidentes acontecem por falta de supervisão e cuidados dos pais.
Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários