Prestação de serviços

Produtos Que Utilizam Mercúrio – Estão Proibidos e Cuidados

Produtos Que Utilizam Mercúrio precisam ser tratados com todo cuidado no seu armazenamento e manipulação para que não ocorra a que quebra do vidro. O mercúrio pode causar problemas ao sistema nervoso central e à tireoide, caso a exposição ao material ocorra por longos períodos.

Produtos Que Utilizam Mercúrio – Estão Proibidos e Cuidados

Estão Proibidos Produtos Que Utilizam Mercúrio

Fica então proibido a fabricação, importação e comercialização de produtos com mercúrio será proibida a partir de 2019. Portanto, os termômetros e esfigmomanômetros que são os aparelhos para verificar a pressão arterial e que utilizam coluna de mercúrio para diagnóstico em saúde estão proibidos. A  determinação também desautoriza a utilização destes equipamentos em serviços de saúde, que deverão realizar o descarte dos resíduos sólidos contendo mercúrio, de acordo com a resolução da ANVISA RDC nº 145/2017.

Produtos Que Utilizam Mercúrio – Estão Proibidos e Cuidados

A nova medida foi aprovada pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo é cumprir o compromisso assumido pelo Brasil na Convenção de Minamata, que debateu os riscos do uso do mercúrio para a saúde e para o meio ambiente. Daniela Buosi a diretora do Departamento de Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, informou que na convenção assinada pelo Brasil e mais 140 países, em 2013, pretende eliminar o uso de mercúrio em diversos produtos que apresentam o elemento químico na composição. São eles as pilhas, lâmpadas e equipamentos para saúde. A diretora ressalta A única exceção é para as pessoas que fazem uso doméstico dos termômetros de mercúrio, a resolução não proíbe esse caso.

Cuidados Com Produtos Que Utilizam Mercúrio

É necessário um lugar apropriado para o descarte deste material. O Ministério da Saúde e Anvisa informarão onde  descartar este material em com segurança. Muitas famílias ainda usam este tipo de equipamento para medir a febre. Não sabem como este material é perigoso para a saúde e os cuidados que se deve tomar ao usa-lo.

Produtos Que Utilizam Mercúrio – Estão Proibidos e Cuidados

Compartilhamos  abaixo alguns cuidados que devem ser tomados com os equipamentos que tem mercúrio se ele quebrar:

-Isolar o local e não permitir que crianças brinquem com as bolinhas de mercúrio;

-Abrir as janelas para arejar o ambiente;

-Recolher com cuidado os restos de vidro em toalha de papel ou luvas e colocar em recipiente resistente à ruptura, para evitar ferimento;

-Localizar as “bolinhas” de mercúrio e juntá-las com cuidado, utilizando um papel cartão ou similar, evitando contato da pele com o mercúrio. Recolher as gotas de mercúrio com uma seringa sem agulha. As gotas menores podem ser recolhidas com uma fita adesiva;

-Transferir o mercúrio recolhido para um recipiente de plástico duro e resistente ou vidro, colocar água até cobrir completamente o mercúrio a fim de minimizar a formação de vapores de mercúrio, e fechar o recipiente;

-Identificar/rotular o recipiente, escrevendo na parte externa “Resíduos tóxicos contendo mercúrio”;

-Não usar aspirador, pois isso vai acelerar a evaporação do mercúrio, assim como contaminar outros resíduos contidos no aspirador.

Os Serviços de Saúde que utilizarem medidores de pressão ou termômetros de coluna de mercúrio  como padrão de referência para calibração interna de outros equipamentos dos serviços de saúde, deverão utilizar uma etiqueta informando.  “Produto utilizado como padrão de referência para calibração”.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O mercúrio é muito perigoso para a saúde e deve ser descartado com atenção! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.