Saúde

Problema no Fígado – Sinais e Como Evitar

Problema no Fígado um grande órgão que fica a direita da cavidade abdominal e extremamente importante para manter sua saúde perfeita. E se ele não estiver bem é impossível ter uma boa qualidade de vida já que pode causar diversos tipos de problema de saúde entre eles as hepatites, cirrose, esteatose e até o câncer.

problema-no-figado-sinais-e-como-evitar

Sinais de Problema no Fígado

Assim como existem problemas hepáticos que não apresentam nenhum sintoma no seu inicio existem aqueles que podem ajudar a identificar o problema no organismo assim que se instalam.

problema-no-figado-sinais-e-como-evitar

Abaixo compartilhamos alguns dos sinais de problemas no fígado:

Náuseas: este é o primeiro sintoma e o mais claro de um problema no fígado. Geralmente nos sentimos mal depois de comer ou inclusive, sentimos o estômago pesado, náuseas, enjoos, podendo culminar em vômito.

Dor na parte superior do abdômen: A dor no fígado é sentida na parte superior do abdômen, debaixo das costelas, e se estende para as costas,  podendo causar inchaço abdominal. Também pode estar associados à dor sintomas de ardor e febre.

Icterícia: É a descoloração da pele para um tom amarelado muito característico, que se manifesta tanto no rosto quanto no resto do corpo. Isto acontece pelo excesso de bilirrubina (bílis) em nosso organismo e no sangue, causado por um problema no fígado.

Fadiga e debilidade: Problemas no fígado podem aumentar o cansaço e deixar sem apetite. Muitas vezes estes sintomas são desconsiderados, mas é importante procurar um médico se se tornar constante.

problema-no-figado-sinais-e

Febre: Pode acontecer de aparecer uma dor no abdômen com sensação de inchaço além de sentir-se pesado e cansado. Neste momento é importante verificar a temperatura, e caso haja febre pode ser um sinal de inflamação ou infecção. Nesse caso, é preciso que não descuidemos e ignoremos os sintomas. 

Fezes claras: Além dos sintomas já citados se as fezes apresentarem uma cor clara, é possível associar todos os demais sintomas a um problema de fígado, ou, ao cólon irritável que indiretamente está associado a problemas hepáticos.

Coceira no corpo: Este sintoma surge devido ao acúmulo de bílis debaixo da pele e causa muito incômodo, já que o sangue reage ao acúmulo de toxinas que o fígado deixou de filtrar.

Sangramentos e hematomas: Um sintoma menos comum, mas  que pode estar associado a um problema hepático. Sangrar muito e frequentemente pelo nariz, ou aparecerem hematomas sem sabermos de onde surgiram, está relacionado a uma deficiência de proteínas devido ao mau funcionamento do fígado.

É importante saber que todos os sintomas compartilhados aqui estão associados a problemas no fígado, entretanto apenas um médico é capas de determinar a natureza deles. Portanto se tiver os sintomas procure um médico imediatamente.

Como Evitar Problema no Fígado

Para aumentar a sua função hepática e evitar que algum dos sinais aqui compartilhado acabe surgindo no seu organismo, é preciso algumas mudanças que diminua a sobrecarga de trabalho do seu fígado entre elas:

problema-no-figado-sinais-e-dieta

Escolha uma dieta balanceada e saudável, procurando incluir alimentos como nozes, produtos fermentados, proteína magra, verduras, legumes, dentre outros;

Beba muita água ao longo do dia, onde o ideal é que faça a ingestão de pelo menos 2 litros de água diariamente;

Inclua alimentos ricos em fibras na sua alimentação diária, tais como alho, couve, brócolis, acelga, cebola e ovos;

Evite bebidas com gás e açucaradas, e principalmente, o álcool

Aumente o consumo de folhas verdes e sempre que possível tome algum sucos detox, para potencializar a sua função hepática;

problema-no-figado

Além destas recomendações dadas acima é aconselhável que elimine da sua dieta os açúcares refinados, porque eles são prejudicial ao fígado. Aumente o consumo de alimentos orgânicos e também de gorduras saudáveis como o óleo de linhaça ou então o óleo de coco por exemplo.

Evite os alimentos industrializados e processados como salsichas e outras carnes, por exemplo. Esses alimentos contém uma serie de toxinas que prejudicam a atividade hepática e podem causar doenças graves como o câncer.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Problema no Fígado um grande órgão que fica a direita da cavidade abdominal e extremamente importante para manter sua saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.