Saúde

Prevenir Pedras na Vesícula – Alimentos Indicados

Prevenir Pedras na Vesícula conhecida também como Colelitíase, cálculo biliar, pedra na vesícula.  Um problema de saúde que causa muita dor do lado direito do abdômen e precisa ser tratada adequadamente pois pode causar a obstrução intestinal.

Prevenir Pedras na Vesícula – Alimentos Indicados

Alimentos Indicados Para Prevenir Pedras na Vesícula

As alterações da bile ou do funcionamento da vesícula são as causas comuns onde se originam as pedras. Mas também podem estar relacionadas a diversos fatores, como obesidade, perda súbita de peso, genética, desequilíbrio hormonal, uso de determinados medicamentos, doenças no fígado, gravidez, diabetes, hipotireoidismo, genética e a dieta. A alimentação pode ser uma forte aliada para reduzir os sintomas de quem já tem e para quem ainda não fez a cirurgia de retirada da vesícula.

Prevenir Pedras na Vesícula – Alimentos Indicados

Compartilhamos abaixo alguns alimentos para prevenir a pedra da vesícula:

As leguminosas como o feijão, grão de bico, ervilhas e lentilha são grandes fontes de fibras e ajudam a melhorar o trânsito intestinal. Também ajudam na digestão de gorduras e na redução do colesterol.  Se houver excesso de colesterol na bile pode acontecer a formação de pedras. Os alimentos que ajudam na sua redução também atuam na prevenção dos cálculos biliares.

A Pimenta vermelha é anti-inflamatória e termogênica e auxilia na diminuição do colesterol e, por isso, tem ação benéfica no funcionamento da vesícula, dificultando a formação de pedras.

As frutas cítricas como o limão e laranja, entre outras, são muito ricas em vitamina C. Ela ajuda a manter o equilíbrio entre o colesterol e os ácidos biliares na vesícula, evitando a formação de pedras. Outras frutas que não são do gênero Citrus, mas também contêm boas quantidades da vitamina são acerola e kiwi.

Prevenir Pedras na Vesícula – Alimentos Indicados

A Cafeína existente no café, no chá preto ou no chimarrão pode impedir  o aumento da concentração de colesterol na vesícula e, assim, a formação dos cristais que levam às pedras no órgão.

Escolha as carnes magras, pois são fontes muito ricas de proteínas. As carnes são importantes para uma alimentação equilibrada, que permita o bom funcionamento de todos os órgãos  até mesmo a vesícula. Mas, para não sobrecarregá-la, é recomendado o consumo de carnes magras, como frango sem pele, coxão duro e patinho sem gordura aparente.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A alimentação ajuda a prevenir a pedra de vesícula que costuma causar muita dor! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.