Saúde

Como Prevenir Infecção Pulmonar em Gatos – Dicas

Não são apenas os humanos que sofrem com doenças pulmonares. Os pets também sofrem, principalmente os gatos, que estão mais sujeitos a isso devido a um verme causador da transmissão. A descoberta é recente, mas veja como fazer para prevenir o seu gato de contrair a doença.

prevenir-infeccao-pulmonar-gato

 

Dicas de Como Como Prevenir Infecção Pulmonar em Gatos

A infecção pulmonar se desenvolve quando o gato possui maior probabilidade de sofrer esse tipo de doença. Isso acontece quando eles são afetados por vírus, como o da leucemia e o vírus da imunodeficiência. Mas esse não é o único causador, já que doenças crônicas e recorrentes do sistema respiratório também contribuem para afetar a habilidade de respiração dos gatos.
Um estudo recente, realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz, descobriu que um verme presente no caramujo africano, pode causar a doença da infecção pulmonar e gatos. O caramujo atua como um agente hospedeiro intermediário, que abriga as larvas causadoras dessa infecção, antes de chegarem ao seu destino, o hospedeiro final. Essas larvas são chamadas de larvas de helmintos, e o caramujo africano é um dos mais comuns no país.
A contaminação dos gatos com o verme transmissor, é através da ingestão do molusco. Isso ocorre principalmente em lugares úmidos, que possuem plantas e terra onde o caramujo e o verme possam se reproduzir e proliferar.
A doença pode se manifestar nos gatos e apresentar alguns sintomas, como:

  • Febre alta
  • Falta de ar
  • Respiração rápida e superficial
  • Desmaios
  • Batimento cardíaco gastrointestinal irregular
  • Gengivas, lábios e línguas nas cores cinza ou azulados

Esses sintomas não se apresentam todos de uma vez, e alguns gatos apresentam somente alguns dos citados acima. As cores azuladas e acinzentadas dos lábios, línguas e gengivas, é sinal de que o gato não está recebendo oxigênio nessas partes, geralmente isso apresenta em casos de pneumonia. Em caso de sinal de qualquer sintoma citado, o médico veterinário deverá ser procurado.
Para manter o gato longe dos riscos de doença pulmonar, é necessário tomar alguns cuidados. São eles:

  • Manter o animal de estimação longe de lugares úmidos e que possam apresentar os caramujos transmissores.
  • Mantenha sempre a casinha ou o local do seu felino limpo, seco e desinfetado, impedindo assim a aparição de bactérias, fungos e outros microorganismos que possam provocar a doença pulmonar.
  • Ficar atento à alimentação do gato, pois a ração ou alimento consumido por ele, pode estar contaminado com bactérias que causam a infecção.
  • Evitar que o gato fique em contato com terra úmida.

A infecção pulmonar é uma das doenças mais comuns em gatos e devem ser tratada em um especialista, ou seja, um médico veterinário. Cuide bem do seu animal de estimação fazendo com que o bichano leve uma vida saudável e evitando assim, que ele contraia doenças.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.